sexta-feira - 26 - junho - 2026

Cidades / Aparecida de Goiânia / Aparecida adota “tolerância zero” contra descarte irregular de concreteiras

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

Prefeito Leandro Vilela reuniu empresas do setor Santa Luzia, e anunciou medidas de fiscalização mais rígidas, criação de grupo de trabalho intersetorial e ações de recuperação viária em áreas impactadas por atividades industria
Como parte da proposta de cooperação, as concreteiras foram convidadas a colaborar com o fornecimento de insumos para as obras de recuperação das vias públicas. Foto: Jhonney Macena

A Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia anunciou que adotará política de “tolerância zero” contra práticas irregulares de descarte de resíduos por empresas concreteiras instaladas no município. A medida inclui notificação, autuação e possibilidade de interdição de estabelecimentos que descumprirem normas ambientais e urbanísticas.

Entre as irregularidades citadas pela gestão estão o despejo de água servida no asfalto, ocupação de calçadas para armazenamento de materiais, descarte de entulho em bocas de lobo e abandono de resíduos em lotes baldios. Também entram no foco da fiscalização caminhões que deixam cair concreto nas vias sem a devida limpeza imediata.

As medidas foram apresentadas nesta quarta-feira (24/6) pelo prefeito Leandro Vilela durante reunião com gestores de concreteiras que atuam na região do setor Santa Luzia. O encontro teve caráter educativo e também de alinhamento institucional sobre as regras ambientais do município.

“Nós temos feito um esforço muito grande, em todos os sentidos, para a cidade melhorar para todo mundo. Mas para isso acontecer, nós precisamos mudar aquele cenário definitivamente”, afirmou o prefeito ao justificar o endurecimento das ações de controle.

Durante a reunião, realizada no Gabinete do Prefeito, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho com participação de secretarias municipais de Planejamento e Regulação Urbana, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fazenda, Segurança Pública, Articulação Política e Infraestrutura. O objetivo é coordenar ações de fiscalização, recuperação urbana e ordenamento das atividades no entorno das empresas.

A gestão municipal também determinou que a Secretaria de Infraestrutura elabore e execute um plano de recuperação das vias afetadas pelo tráfego intenso de veículos pesados na região.

Proposta de cooperação

Segundo o secretário da pasta, Alfredo Soubihe, há caminhões com carga de até 40 toneladas circulando em vias projetadas para suportar até 5 toneladas, o que acelera a degradação do pavimento.

Como parte da proposta de cooperação, as concreteiras foram convidadas a colaborar com o fornecimento de insumos para as obras de recuperação das vias públicas.

Representando o setor empresarial, o engenheiro civil Marcelo Reguffe, diretor da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Concretagem, afirmou que as empresas irão reforçar treinamentos internos com motoristas e equipes operacionais para reduzir irregularidades.

“Estamos fazendo treinamento com os motoristas. E agora, podemos fazer essa qualificação junto com o pessoal do Meio Ambiente e da Regulação Urbana”, afirmou.

Ao final do encontro, o prefeito destacou o compromisso assumido pelas empresas e afirmou que a participação no diálogo institucional já representa um avanço na relação com o setor produtivo.

“Só de vocês estarem aqui, vocês já têm o direito da boa-fé”, concluiu.

 

Sugestões de pautas ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Contatos de Reportagens e Marketing:

Números de celulares Whats Apps e seus e-mails respectivos

Celular WhatsApp (Claro): 62 9 9324-5038

jornalespacoc@hotmail.com

 

Celular Whats App (Tim): 62 9 8161-2938

 je.jornalespaco@gmail.com

jornalespacov@yahoo.com

 

Instagram: @Jornal Espaço