Vilmar Mariano, prefeito de Aparecida de Goiânia: “Mais que um sonho do Gustavo Mendanha, a Cidade Inteligente é uma necessidade que existe hoje no país inteiro e é um sonho do povo de Aparecida de Goiânia” // Fotos: Wigor Vieira
Nos primeiros 100 dias de administração à frente do segundo maior município de Goiás, Vilmar Mariano acompanha de perto os serviços, vistoria as obras executadas pelo município e projeta asfaltar todas as ruas habitadas da cidade
Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor–Presidente e Editor-Geral do Site do jornal Espaço
Uma gestão de continuidade. Essa foi a marca dos primeiros 100 dias de administração de Vilmar Mariano (Patriota) como prefeito de Aparecida de Goiânia. Ele assumiu o cargo no dia 31 de março, após o prefeito Gustavo Mendanha renunciar para candidatar-se a governador. De lá pra cá, a ordem foi continuar e concluir obras de grande porte da cidade, principalmente de infraestrutura, pavimentação asfáltica e mobilidade urbana, e manter a entrega de benefícios à população, sobretudo de baixa renda.
“As obras estão avançando e, em breve, os moradores sentirão melhora na qualidade de vida”, comentou o gestor no início deste mês durante a vistoria a diversas obras na cidade, incluindo pavimentação nos bairros Itapuã e Parque das Nações e as obras dos Eixos Leste-Oeste.
Publicidade
Continuaçção da Matéria
Conhecedor como poucos da realidade do município, o agora prefeito explica que estava na gestão desde o primeiro dia do mandato de Gustavo Mendanha.
“Ainda no mandato passado eu era presidente da Câmara e o presidente da Câmara atua ativamente nas questões da prefeitura. Então desde o primeiro dia de Gustavo como prefeito, eu estive com ele. Dos primeiros quatro anos e depois no um ano e três meses, quando ele saiu”, pontua.
O foco é concluir obras importantes obras de infraestrutura em andamento, como a construção dos Eixos Estruturantes, que melhoram significativamente a mobilidade entre bairros e regiões do município. Também já projeta a construção de uma maternidade que atenda às necessidades dos mais de 600 mil habitantes da cidade.
“Está faltando só licitar e dar ordem de serviço”, adianta.
Sobre as contas públicas, afirma ter encontrado tudo em ordem e, para garantir o asfaltamento de todas as ruas habitadas, aguarda empréstimo do Novo Banco de Desenvolvimento.
“O Gustavo deixou uma cidade muito bem equilibrada. Recebi a prefeitura com dinheiro em caixa, possibilitando dar seguimento às ações ordinárias e continuar a busca do empréstimo que estamos fazendo”, frisa.
Veja a seguir os principais trechos da primeira parte da entrevista exclusiva concedida ao repórter Vinícius Portugal e ao editor geral do Portal Notícias Goiás, Daniel Carvalho.
PORTAL NOTÍCIAS GOIÁS – Quais principais ações do prefeito Vilmar Mariano nos primeiros 100 dias de governo?
Vilmar Mariano – A gente assumiu a prefeitura num momento muito bom, quando estávamos saindo da fase grave da pandemia. O primeiro ato nosso foi exatamente voltar realizar a festa do aniversário do município, com o Aparecida É Show, que foi um sucesso danado, no ano do centenário. Também mantivemos as obras de infraestrutura e iniciamos novas frentes de trabalho. Inauguramos várias praças, fizemos entrega dos kit escolares, com mochilas, uniformes, materiais escolares a todos os estudantes da rede municipal.
Muitas frentes de pavimentação?
Fizemos o recapeamento do Jardim Tiradentes, uma obra importante. Fizemos o lançamento do asfalto no Parque das Nações, Itapuã, mais recentemente do Dom Bosco. E também pedimos ao senador Vanderlan Cardoso a destinação de recursos, via emenda parlamentar, para construção de uma maternidade em Aparecida, o que foi prontamente atendido. Enfim, são muitas ações que são feitas todos os anos, mas que, devido à pandemia, estiveram suspensas, mas que este ano voltamos a fazer novamente.
Até o final do ano, o que o sr. pretende iniciar de mais grandioso no município?
Exceto o asfalto do Dom Bosco, que foi lançado agora, e a maternidade, que foi um pedido feito ao senador Vanderlan e ele se prontificou a nos ajudar, todas as outras obras estavam em andamento, os eixos, asfaltamento de vários bairros, as reformas das escolas, as praças que estão sendo entregues agora, o projeto da troca de toda o sistema de iluminação do município por lâmpadas modernas, tudo já veio canalizado pelo Gustavo.
‘A Cidade Inteligente é hoje uma necessidade, um sonho do povo de Aparecida de Goiânia’
Continuaçção da Matéria
O programa Cidade Inteligente, idealizado e já parcialmente implantado por Gustavo Mendanha, continua sendo uma meta da prefeitura de Aparecida de Goiânia?
Mais que um sonho do Gustavo Mendanha, a Cidade Inteligente é uma necessidade que existe hoje no país inteiro e é um sonho do povo de Aparecida de Goiânia e todo o plano de governo do Gustavo Mendanha que inclui a Cidade Inteligente será seguido à risca até o último dia do meu mandato.
Como está a implantação da rede de fibra ótica?
Já temos quase 800 quilômetros de fibra ótica implantados no município. Precisamos avançar na instalação dos pontos de internet gratuita para a população em nossas praças. São praças importantes que vamos entregar a internet, como a Praça da Juventude, no Setor Garavelo, que está sendo requalificada e será entregue pra população já com a internet.
E as câmeras de videomonitoramento?
Temos hoje em torno de 500 câmeras funcionando e nosso objetivo é chegar em duas mil para tornarmos Aparecida uma cidade vigiada.
Qual a importância dos Eixos Estruturantes para a mobilidade em Aparecida de Goiânia?
Os eixos, idealizados por Maguito Vilela, desafogam o trânsito da cidade, encurtam distâncias e facilita a locomoção, criando alternativas para o trânsito. São vários eixos e entregues e outros tantos estão sendo construídos, sempre visando melhorar a mobilidade na nossa cidade.