Medida foi tomada pela prefeito Roberto Naves após o município apresentar alta taxa de vacinação

Prefeito Roberto Naves anunciou a nova medida durante coletiva de imprensa nesta terça-feira | Foto: Reprodução
O uso de máscara de proteção em locais abertos, como praças, parques e ruas, não será mais obrigatório no município de Anápolis. A medida foi anunciada na manhã desta terça-feira (15/2) pelo prefeito Roberto Naves durante coletiva de imprensa.
Segundo ele, a flexibilização acontece após o avanço da vacinação na cidade, com mais de 80% da população está imunizada com, pelo menos, a segunda dose. Além disso, ele explica que a melhora significativa no quadro epidemiológico influenciou a tomada de decisão.
Continuação da Matéria
“Devido a alta taxa de imunização e o momento que a gente se encontra a gente optou por decidir que não será mais obrigatório o uso de máscara em locais abertos. Essa decisão já foi tomada nos Estados Unidos e Europa e nós entendemos que não dá mais pra cobrar isso da população”, explica Naves.
O chefe executivo explica ainda que o uso da máscara pode continuar sendo feito, principalmente para moradores com comorbidades. “É uma decisão individual. A pessoa que tem comorbidade ou resolveu não se vacinar, a melhor forma de se proteger é com a máscara”, salienta.
A medida entrará em vigor após publicação de um decreto no Diário Oficial do Município. Além da desobrigação do uso de máscara em locais públicos, Roberto Naves anunciou ainda o aumento de leitos para pacientes com sintomas respiratórios.
“Iremos construir um Centro de Internação com 75 leitos na unidade de saúde do Leblon”, conta.
Além disso, o município ampliará a testagem contra o coronavírus. “A partir do dia 21 de fevereiro a testagem passa a ser feita nas unidades de referência contra a Covid-19 no parque Iracema, Bairro Lourdes, Vila União e São José”, disse o prefeito.
De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Anápolis, a cidade já confirmou mais de 66 mil casos de Covid-19 desde o início da pandemia, destes, 1.744 pessoas morreram. Atualmente, há 53 moradores internados por complicações do vírus e 557 em isolamento.
Publicidade
Continuação da Matéria
Os registros também apontam um queda de 352 para 19 óbitos desde o início deste ano. Até a manhã desta terça-feira, 324.993 pessoas haviam tomado a primeira dose da vacina contra o coronavírus no município e 269.220 a 2ª dose.
Durante coletiva de imprensa, o prefeito Roberto Naves informou ainda que a Prefeitura fará “uma busca ativa pelas pessoas que ainda não concluíram seu esquema vacinal”. Ele aproveitou ainda para fazer um apelo aos pais e responsáveis.
“Faço um apelo para que os pais vacinem seus filhos. Não adianta esperar uma nova cepa porque a criança não estará com o esquema completa de imunização”, explica.