quarta-feira - 08 - maio - 2024

Cidades / Alexânia / Polícia / Assassinato: Advogado é assassinado a tiros em Alexânia

Charlesman da Costa Silvano tinha 37 anos. Foto: OAB-GO

 

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

A Polícia Civil investiga a motivação do crime. A cidade decretou luto e cancelou evento do Dia dos Pais. A vítima era primo do prefeito

O advogado Charlesman da Costa Silvano de 37 anos, foi morto a tiros na manhã deste sábado (12), em Alexânia. Conforme as informações são da Polícia Civil (PC), Charlesman era primo do prefeito da cidade e era assessor jurídico da prefeitura.

De acordo com a PC, testemunhas disseram que o advogado parou a caminhonete que dirigia na zona rural e alguns minutos depois uma pessoa pilotando uma moto vermelha, parou ao lado do veículo e efetuou vários disparos.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar (PM) e da Polícia Técnico-Científica estiveram no local e uma perícia foi realizada antes de encaminhar o corpo para Águas Lindas.

A Prefeitura de Alexânia decretou luto oficial de três dias e informou que o velório vai acontecer no ginásio municipal, ainda sem previsão de horário. Em uma rede social, a prefeitura também informou que a 2ª Corrida dos Pais, que aconteceria neste domingo (13), em comemoração ao Dia dos Pais, foi cancelada em razão da morte do advogado.

A Ordem dos advogados do Brasil (OAB) se manifestou através de nota e disse que: “É inaceitável que, um dia após o 11 de agosto, data em que se comemora a essencialidade da advocacia para o sistema social e de Justiça, mais um colega tenha sido vítima de um crime bárbaro e carregado de extrema violência”, diz em trecho.

Além disso, a ordem ressaltou que todas as instâncias competentes foram acionadas para solicitar providências e espera a punição dos culpados.

Também por nota, a OAB Goiás, disse estar consternada com a notícia da morte do advogado e repudiou o atentado ocorrido em Alexânia. A ordem se solidarizou com a família e cobrou o máximo empenho para os esclarecimentos necessários.

A PC ainda não informou o que pode ter motivado o crime, e até a última atualização dessa matéria o suspeito não foi localizado.

Suspeito preso

Gilberto Gomes de Oliveira de 27 anos é suspeito da morte do advogado Charlesman da Costa Silvano. Ele tem envolvimento com o tráfico e foi preso horas depois do crime.

Gilberto Gomes de Oliveira tem 27 anos.

Conforme  a Polícia Militar (PM), o criminoso reagiu e foi atingido nas pernas. A corporação também realizou buscas e entrou em confronto com membros da organização da qual Gilberto fazia parte e como resultado, três morreram. Um quarto conseguiu fugir e a PM ressalta que, até então, não existem indícios de que eles tenham participado do assassinato do advogado.

Nota OAB Goiás

É com extrema consternação que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) manifesta seu repúdio e inconformismo pelo atentado que vitimou o advogado Charlesman da Costa Silvano, ocorrido na cidade de Alexânia, neste sábado (12 de agosto).

Ao mesmo tempo em que se solidariza com a família enlutada do colega, a Seccional Goiana, juntamente com a Comissão de Direito e Prerrogativas, e a Subseção de Alexânia informa à advocacia e à sociedade que comunicou a Secretaria de Segurança Pública, a Diretoria-Geral da Polícia Civil de Goiás e o Comando Geral da Polícia Militar de Goiás a respeito do crime e cobra o máximo de empenho e celeridade para os esclarecimentos necessários.

Neste momento, a OAB-GO roga que Deus receba Charlesman em sua infinita Glória e manifesta sentidas condolências aos familiares e amigos.

Nota OAB Alexânia

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), representada pela Comissão de Direito e Prerrogativas (CDP), e a subseção de Alexânia atuaram cobrando das autoridades uma célere apuração e esclarecimentos, diante do brutal assassinato que tirou a vida do advogado Charlesman da Costa Silvano, na manhã deste sábado (12 de agosto). O suspeito de cometer o crime foi preso horas depois do ocorrido.

O presidente da CDP, Alexandre Pimentel, e o presidente da subseção de Alexânia, Valdivino Clarindo Lima, acionaram todas as instâncias competentes solicitando providências.

Segundo as investigações prévias, o advogado foi alvejado com sete tiros dentro do seu carro por um homem que estava em uma moto. O crime violento tem sinais de execução, conforme apurações preliminares da Polícia Civil.

É inaceitável que, um dia após o 11 de agosto – data em que se comemora a essencialidade da advocacia para o sistema social e de Justiça -, mais um colega tenha sido vítima de um crime bárbaro e carregado de extrema violência.

Atentar contra a vida de um advogado (a) representa atentar contra o Estado Democrático de Direito. Ceifar a vida de quem é responsável pelo direito de defesa significa um atentado contra a cidadania. Condutas bárbaras como essa devem ser exemplarmente coibidas e punidas para que o Estado de Direito e a cidadania prevaleçam.

A OAB-GO, ciente da seriedade com que a investigação deverá ser conduzida, vai acompanhar o andamento do trabalho das autoridades policiais para garantir que os culpados sejam responsabilizados e punidos sob o rigor da lei.

 

Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress