quarta-feira - 04 - dezembro - 2024

Câmara de Goiânia presta homenagem aos 62 anos de vida pública de Iris Rezende


Prefeito recebeu uma placa que lembra a trajetória do prefeito, que iniciou sua carreira na Casa

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), recebeu homenagem aos seus 62 anos de vida pública nesta  quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Goiânia. O evento, proposto pelo correligionário do prefeito, vereador Clécio Alves, contou com a presença da maioria dos parlamentares. Tiãozinho Porto, Welington Peixoto e Oseias Varão entregaram ao homenageado uma placa.

O ato ocorreu no plenário do Legislativo sob a presidência do vereador Romário Policarpo. “O senhor não é o melhor líder político do Estado de Goiás, o senhor é o maior líder político do Brasil”, declarou.

“Não existe alguém na história desse país, alguém com 62 anos de vida pública, que encerra a carreira recebendo tantas homenagens. Não existe alguém com 62 anos de vida publica que não responde a nenhum tipo de processo, não teve nenhuma mácula, não teve o nome ligado a nada de errado. O senhor representa o que há de melhor na política nacional”, completou.

Na oportunidade, a Casa entregou ao prefeito uma placa de homenagem ao “maior estadista goiano”. Na descrição, o texto trata Iris como o “maior líder política do estado de Goiás, que iniciou sua carreira pública na qualidade de vereador e presidente desta Casa de Leis. Perfazendo em mais de 62 anos de vida pública, ocupando cargos de muita relevância e expressão. Seja do poder Legislativo e Executivo, como deputado, governador, ministro, senador e prefeito de nossa linda Goiânia. Deixando sua marca de estadista obstinado ao desenvolvimento de nós a nossa capital.”

Publicidade

continuação da matéria…

Emocionado, Iris se disse agradecido e honrado pela lembrança do local onde sua carreira começou, em 1958. “Gostaria que cada pessoa aqui presente, cada autoridade, pudesse sentir o que estou sentindo neste momento. Ninguém tem ideia de quanto eu estou emocionado, agradecido. Por que eu me acho tão emocionado? Porque aqui eu comecei a minha carreira política”, declarou.

O prefeito elogiou os vereadores da atual legislatura pelo apoio aos projetos e disse não haver qualquer correção às práticas do grupo. “Essa Câmara não me faltou com nada”, afirmou. O prefeito voltou a falar que ajudará jovens que pretendem entrar na política. “Vou promover conferências, sobretudo para juventude para buscar lideranças com vocação e preocupação com o seu semelhante”, concluiu.

Trajetória

Iris Rezende Machado nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, interior de Goiás. Tem 86 anos. Filho de Filostro Machado Carneiro e Genoveva Rezende Machado, Iris mudou-se para Goiânia com a família em 1949, aos 16 anos. Após militar no movimento estudantil, presidindo os grêmios do Colégio Lyceu de Goiânia e da Escola Técnica de Campinas, Iris elegeu-se vereador na Capital, em 1958, com a maior votação proporcional da história (a maior em números absolutos naquela época).

Na Câmara, Iris presidiu a Casa. Em 1962, foi eleito deputado estadual por Goiás – novamente o mais votado da história, até então. Também ocupou a presidência do Legislativo no período em que o governador Mauro Borges foi cassado pela ditatura militar, em 1964.

Publicidade

continuação da matéria…

Em 1965, aos 31 anos, Iris Rezende derrotou Juca Ludovico, ex-governador do Estado, na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Já no final de seu mandato, em outubro de 1969, quando era cotado para disputar o governo do Estado, Iris foi cassado pelo regime militar e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos. Formado em direito pela Universidade Católica de Goiás, hoje PUC-Goiás, Iris passou a advogar. Até ser cassado e perder seus direitos políticos, Iris militava no Partido Social Democrata (PSD).

Após o fim do pluripartidarismo, com a criação da Arena e do MDB, Iris foi um dos fundadores do MDB em Goiás, partido que abrigava os oposicionistas ao golpe de 1964. Depois, ajudou a criar o PMDB, onde permanece até hoje.

Em 1982, com a volta das eleições para governador, Iris venceu a disputa interna no PMDB (contra Henrique Santillo e Mauro Borges) e foi escolhido o candidato de oposição ao governo de Goiás. Na disputa, venceu o ex-governador Otávio Lage de Siqueira com 2/3 dos votos válidos.

Em 1986, assumiu o Ministério da Agricultura no governo do presidente José Sarney (1985-1990). Um ano depois, em 1990, Iris disputou pela segunda vez o governo de Goiás. Iris venceu a eleição com mais de 57% dos votos válidos.

Em 1994, elegeu-se senador da República. Em 2004, Iris candidatou-se a prefeito de Goiânia, vencendo a disputa com o então prefeito Pedro Wilson (PT). Iris foi reeleito em 2008 com 74% dos votos válidos – o maior percentual de votos da história da Capital. Iris Rezende assumiu em 2017, pela quarta vez, o comando da Prefeitura de Goiânia.


Atenciosamente,Diretoria de Jornalismo – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Goiânia

plugins premium WordPress