segunda-feira - 20 - maio - 2024

Brasília / Independência ou Morte / Desfile de 7 de Setembro: Governo espera público de 30 mil pessoas e presença na arquibancada tem inscrição prévia

Primeira cerimônia do governo Lula terá contraponto a pautas de Bolsonaro. Foto: Alex Rocha/PMPA

 

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

O primeiro desfile de 7 de Setembro do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve reunir cerca de 30 mil
pessoas em Brasília, segundo estimativas do governo. Desse total, aproximadamente seis mil vão acompanhar o desfile nas arquibancadas que já estão montadas no corredor ministerial.

Nesse sábado, a Esplanada dos Ministérios foi fechada para um ensaio da cerimônia e para a apresentação do trajeto de Lula, que deve passear em carro aberto. Não houve a participação de autoridades do Executivo no ensaio. A tribuna de honra do presidente deve contar com a presença de aproximadamente 200 autoridades, incluindo ministros, membros do Congresso e Judiciário e representantes das Forças Armadas.

A cerimônia cívicomilitar terá início às 9h, com o slogan ”Democracia, Soberania e União”. A passeata será mais rápida do que ano anteriores, com uma previsão de duas horas. As pessoas que ficarão nas arquibancadas fizeram uma inscrição prévia.

O 7 de setembro deste ano está com quatro eixos temáticos, incluindo pautas que foram centrais nas críticas ao governo de Bolsonaro: Saúde e Vacinação; Defesa da Amazônia; Paz e Soberania; Ciência e Tecnologia.

A organização do evento está sendo feita pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), pelo Ministério da Defesa e pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Pronunciamento e viagem

Na noite do dia 6 de setembro, um pronunciamento de Lula em cadeia nacional de televisão e rádio. Neste momento, o presidente falou da defesa da democracia e pediu união nacional, segundo a Secom.

No dia 7, após a cerimônia, o presidente irá direto para a base aérea de Brasília. Lula vai viajar para Nova Délhi, na Índia, onde participará da Cúpula do G20, grupo que reúne as maiores economias do globo. O encontro ocorrerá nos dias 9 e 10 de setembro.

Roteiro

Confira o que está previsto para ocorrer no desfile: passagem das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea); apresentação de escolas públicas do Distrito Federal; apresentação de profissionais do Corpo de Bombeiros; show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, da FAB.

Reforço na segurança

O governo do Distrito Federal solicitou ao Ministério da Justiça que a Força Nacional ajude a fazer a segurança do desfile. A governadora interina do DF, Celina Leão, também determinou a criação de um gabinete de mobilização para a data, com representantes de ministérios, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na última semana, o secretário-executivo da Justiça, Ricardo Cappelli, recebeu Celina. O encontro ocorreu após a pasta enviar ao GDF ofício alertando sobre vídeos que circulam nas redes sociais conclamando para manifestações durante o evento. O objetivo é evitar episódios como os ataques de 8 de janeiro.

 

Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress