Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
)
Nesta quinta-feira (3), o frio intenso atinge especialmente o Sul e o Sudeste. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Nesta quinta-feira, dia 3 de julho, o frio continua a castigar principalmente as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre (RS) deve registrar a temperatura mínima mais baixa do País, com 7°C, seguida de Curitiba (PR), com 8°C, e Campo Grande (MS), com 10°C. A massa de ar frio mantém os termômetros bem abaixo da média histórica, o que levou à emissão de alertas por risco à saúde.
Além do frio, o Inmet emitiu avisos para chuvas volumosas no Rio de Janeiro e em áreas do Espírito Santo e do Nordeste. A previsão é de acumulados entre 30 e 60 mm/h em parte do estado fluminense, com risco moderado de alagamentos e deslizamentos.
As capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba devem ter um dia de céu limpo ou com poucas nuvens, mas com temperaturas máximas ainda baixas — não passando dos 15°C em Florianópolis e 13°C em Curitiba. Em São Paulo, os termômetros variam de 11°C a 14°C, com muitas nuvens e possibilidade de chuva à noite. O frio persistente motivou alerta de leve risco à saúde em diversas áreas do Sul e Sudeste, com destaque para a Grande Curitiba, a Região Metropolitana de São Paulo e o interior paulista.
Brasília e Campo Grande começam o dia com mínimas entre 10°C e 12°C, sob céu claro e baixa umidade do ar à tarde, o que requer atenção à hidratação. Goiânia e Cuiabá, apesar do tempo seco, terão temperaturas mais amenas, com máximas de até 30°C na capital goiana.
No Norte do Brasil, cidades como Manaus (AM), Macapá (AP) e Boa Vista (RR) enfrentam pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. Há risco de ventos fortes e descargas elétricas na região do Baixo Amazonas e no Norte de Roraima.
No Nordeste, a previsão é de muitas nuvens com chuva isolada em praticamente todas as capitais do litoral, incluindo Recife, Natal, João Pessoa e Fortaleza. Há alerta para risco leve de alagamentos e deslizamentos em áreas como a Mata Pernambucana e o Leste Potiguar.
Além do frio, o Rio de Janeiro enfrenta previsão de chuvas moderadas a fortes, com acumulados que podem ultrapassar os 50 mm/dia. O alerta do Inmet aponta risco de transbordamento de rios e deslizamentos em áreas de encosta.
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Contatos de Reportagens e Marketing:
62 9 9989-0787 Vivo
62 9 8161-2938 Tim
62 9 9324-5038 Claro
Instagram: @Jornal Espaço