domingo - 24 - novembro - 2024

Brasil / Nota de Falecimento: Morre na madruga deste sábado (12), o ex-vice-presidente da República Marco Maciel

O governador Ronaldo Caiado emitiu nota manifestando pesar pela perda de Marcos Antônio

O ex-vice-presidente da República, Marco Antônio de Oliveira, morreu na madrugada deste sábado (12). Ele estava internado em um hospital de Brasília, em decorrência de complicações do mal de Alzheimer

Nascido no Recife, Marco Maciel completaria 81 anos no dia 12 de julho. Ele iniciou como liderança no movimento estudantil na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde se formou em Direito.

Publicidade

Continuação da matéria

Na vida pública foi deputado estadual, deputado federal, senador, governador de Pernambuco e também o 22º vice-presidente da República, no período de 1995 a 2003, quando, pelo então PFL (hoje DEM) compôs chapa com Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Maciel deixa a mulher, Anna Maria, e três filhos. Informações iniciais dão conta de que, apesar de ser pernambucano, seu corpo será enterrado mesmo em Brasília, em cerimônia restrita por conta da pandemia.

Publicidade

Continuação da matéria

O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado manifestou pesar pela morte do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. Veja nota na íntegra

“É com imenso pesar que eu e minha esposa, Gracinha Caiado, recebemos a notícia do falecimento do ex-vice-presidente da República Marco Maciel, aos 80 anos, na madrugada deste sábado (12/06), em Brasília.

Natural de Recife (PE), o advogado e professor Marco Maciel foi deputado, governador de Pernambuco, senador, ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República e vice-presidente da República de 1995 a 2003.

Assumiu a presidência da República 87 vezes nos oito anos em que foi vice de Fernando Henrique Cardoso. Considerado um artífice do entendimento, construiu sua trajetória como o homem da conciliação, com contribuições decisivas para o processo histórico brasileiro, ao atuar na linha de frente que resultou no fortalecimento da democracia.

Pai de família e líder de princípios sólidos, fez da política a arte da construção ao abrir infinitas portas para o diálogo e o ordenamento institucional.

Exemplo de dignidade e de espírito público, perdemos uma unanimidade política, um verdadeiro estadista cuja biografia deve servir como exemplo para o Brasil, especialmente neste momento tão tristemente marcado pelo acirramento ideológico e pela cega confrontação.

O Democratas perde um ícone, exemplo do que é a verdadeira política. Seu legado para os mais jovens, para a sociedade e para o Brasil é imensurável. E eu tive a honra de ser seu amigo, de tê-lo como um grande líder, professor e conselheiro.

Marco Maciel foi para a morada de Deus, seu grande amigo. Devoto, católico, ao longo de sua existência se tornou um fiel difusor do evangelho, sempre com a mensagem viva da restauração e do amor ao próximo.

Nunca teve seu nome envolvido em escândalo ou qualquer menção duvidosa. Era correto com os amigos e os eleitores. Se empenhava, todos os dias, para alcançar benefícios para a população de Pernambuco, o berço e a terra a que tanto amava.

À esposa Anna Maria Ferreira Maciel, aos filhos Gisela, Maria Cristiana e João Maurício, aos demais familiares e amigos, a todos os que tiveram o privilégio de conviver com o ex-vice-presidente Marco Maciel, expressamos nossa solidariedade e nossos sentimentos. Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar o coração de todos neste momento de consternação e de dor.”

 

plugins premium WordPress