quarta-feira - 08 - maio - 2024

Brasil / Governo Federal / Casa Civil / Posse: Em meio à crise com o Judiciário, Ciro Nogueira toma posse na Casa Civil e diz que quer atuar como ‘amortecedor’

Ao tomar posse como ministro da Casa Civil nesta quarta-feira, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse ao presidente Jair Bolsonaro que quer atuar como um “amortecedor”. Nogueira também prometeu atuar com “equilíbiro” e defendeu a democracia.

E, se me permite uma comparação um tanto fora dos protocolos, eu gostaria que toda vez que Vossa Excelência me visse, lembrasse de um amortecedor — discursou Nogueira.

Publicidade

Continuação da Matéria

Em meio ao fogo cruzado do Planalto com integrantes do Judiciário, nenhum membro do Supremo Tribunal Federal (STF) compareceu à posse, que foi prestigiada por congressistas A ausência de magistrados é um recado duro ao novo ministro, que chegou com a missão de costurar alianças no Congresso e construir pontes para diálogo com o Judiciário.

Nogueira declarou que pretende contribuir para “diminuir as tensões”:

— Eu quero contribuir tal qual aquele equipamento, que pode estabilizar, diminuir as tensões, ajudar para que esta viagem seja mais serena, estável e confortável para todos. Meu nome é temperança, meu sobrenome tem de ser equilíbrio.

Ex-ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, dá lugar ao senador do PP Ciro Nogueira no posto. Com a nomeação, Bolsonaro alçou um dos principais líderes do Centrão ao espaço mais nobre já ocupado por esse bloco partidário nesta e em outras gestões no Planalto.

Publicidade

Continuação da Matéria

A pasta é considerada a mais importante do Executivo e concentra todas as nomeações da máquina pública. Caberá ao novo ministro azeitar a relação com o Congresso e tentar mitigar os danos provocados pela CPI da Covid no Senado.

O novo ministro também disse que um dos “sinais certos” que sua presença no governo indicará é que “a democracia é líquida e certa”.

— Porque, com a minha presença, me somando à equipe de seus ministros e ministras, nós vamos ajudar o Brasil a dar os sinais certos para onde nós estamos indo. O primeiro deles, senhor Presidente, e que não tenham dúvida: a democracia é líquida e certa. Difícil por natureza, mas é a coisa certa.

Fonte: OGlobo

plugins premium WordPress