Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
Comissão que apura fraudes de aposentados e pensionistas também prepara para ouvir depoimento de ‘Careca do INSS’

O ex-ministro Carlos Lupi vai prestar depoimento à CPMI do INSS. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O ex-ministro Carlos Lupi, que comandou a Previdência do início do governo Lula até a divulgação dos escândalos ligados ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), prestará depoimento à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que apura desvios no instituto na próxima segunda-feira (8).
A ida segue o modelo de convite, em que o comparecimento é opcional, e foi confirmada nesta quinta. Havia previsão da CPMI em tornar a ida obrigatória caso o pedido não fosse atendido.
A próxima semana também deve contar com depoimento do ex-presidente do INSS e ex-ministro do Trabalho, José Carlos Oliveira. A ida dele está prevista para quinta-feira (11).
Após os depoimentos, a ideia é ouvir os principais envolvidos na investigação: Antônio Carlos Camilo Antunes, que ficou conhecido como “Careca do INSS” e o empresário Maurício Camisotti.
A ideia, segundo o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), é que os dois compareçam “mais rapidamente”, mas há dificuldade de localização dos nomes, o que motivou a comissão a acionar a polícia legislativa para intimar os dois.
“Nós buscamos primeiramente contato com os advogados de defesa para que eles pudessem marcar, inclusive, o dia que viriam. Mas como os advogados também não responderam, a intimação foi enviada por meio policial”, disse.
Ainda não houve resposta da polícia legislativa à CPMI. Conforme apurou o R7, a intenção da cúpula é conseguir chamar os dois por meios oficiais e sem necessidade de ações mais duras, mas os dois vão comparecer à comissão mesmo se “estiverem presos”, conforme relatou sob reserva um dirigente da investigação.
Perguntas e Respostas
Quem é Carlos Lupi e qual é o seu papel na CPMI do INSS?
Carlos Lupi é o ex-ministro da Previdência que comandou o setor no início do governo Lula. Ele irá depor na CPMI que investiga desvios no INSS na próxima segunda-feira, dia 8.
O comparecimento de Carlos Lupi à CPMI é obrigatório?
Não, o comparecimento de Carlos Lupi é opcional, pois ele foi convidado. A CPMI havia considerado tornar a ida obrigatória caso o convite não fosse aceito.
Quem mais deve depor na próxima semana na CPMI do INSS?
Além de Carlos Lupi, o ex-presidente do INSS e ex-ministro do Trabalho, José Carlos Oliveira, também deve depor na quinta-feira, dia 11.
Quais são os próximos depoimentos planejados pela CPMI?
A CPMI planeja ouvir os principais envolvidos na investigação, incluindo António Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti.
Qual é a dificuldade enfrentada pela CPMI para ouvir os depoentes?
A CPMI enfrenta dificuldades para localizar António Carlos Camilo Antunes e Maurício Camisotti, o que levou a comissão a acionar a polícia legislativa para intimá-los a comparecer.
Qual é a estratégia da CPMI para convocar os depoentes?
A CPMI buscou inicialmente contato com os advogados de defesa dos depoentes para agendar as datas, mas como não houve resposta, a intimação foi enviada por meio policial.
O que a cúpula da CPMI espera em relação à presença dos depoentes?
A cúpula da CPMI espera que os depoentes compareçam por meios oficiais, mesmo que estejam presos, conforme relatado por um dirigente da investigação.
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Contatos de Reportagens e Marketing:
62 9 9989-0787 Vivo
62 9 8161-2938 Tim
62 9 9324-5038 Claro
Instagram: @Jornal Espaço