segunda-feira - 20 - maio - 2024

Brasil / Clima / Primavera: Prognóstico climático da Primavera 2021

Por: jornal Espaço

Características da Primavera

A Primavera no Hemisfério Sul inicia-se no dia 22 de setembro de 2021 às 16h21 e termina no dia 21 de dezembro às 12h59. Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, com o início da convergência de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte centrossul da Região Norte (Figura 1a).

Durante a estação, os volumes acumulados de precipitação no norte da Região Nordeste costumam ser inferiores a 100 mm, principalmente no norte do Piauí e noroeste do Ceará. As temperaturas são mais elevadas em grande parte da Região Norte, no interior da Região Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil (Figura 1b).

Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. Na Região Sul, podem ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que estão associados à chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual queda de granizo. Com o gradativo aumento das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se o início do plantio das principais culturas de verão: como soja, milho e feijão.

Figura 1: (a) Climatologia de precipitação e (b) temperatura média do ar para o trimestre Outubro, Novembro e Dezembro. Período de referência: 1981 – 2010. Fonte:

Chuvas voltam a cair em Goiás

 

As chuvas voltaram, de forma tímida, a cair em Goiás. Hoje em Rialma, por volta das 11h30min uma chuva leve caiu na cidade e trouxe refrigério para a população do município depois de 250 dias sem chuvas na cidade, mostrando que Deus não se esqueceu de nós, basta esperarmos o tempo certo para que as coisas aconteçam. Pois é assim que são os propósitos de Deus.

Nesse momento ainda chove na cidade de Rialma.

Veja a previsão para outras cidades.

Goiânia

Apresenta um clima tropical. O verão tem muito mais pluviosidade que o inverno. Segundo a Köppen e Geiger o clima é classificado como Aw. Em Goiânia a temperatura média é 23.4 °C. 1270 mm é o valor da pluviosidade média anual.

GRÁFICOS

Temperaturas e precipitações médias // clima em, GoiâniaGráfico de temperatura, Goiânia
Aparecida de Goiânia

Apresenta um clima tropical. O verão tem muito mais pluviosidade que o inverno. De acordo com a Köppen e Geiger a classificação do clima é Aw. Aparecida de Goiânia tem uma temperatura média de 23.6 °C. Tem uma pluviosidade média anual de 1270 mm.

GRÁFICOS

Temperaturas e precipitações médias // clima em, Aparecida de GoiâniaGráfico de temperatura, Aparecida de Goiânia
Anápolis

Apresenta um clima tropical. No inverno existe muito menos pluviosidade que no verão. De acordo com a Köppen e Geiger a classificação do clima é Aw. Em Anápolis a temperatura média é 22.4 °C. Tem uma pluviosidade média anual de 1586 mm.

GRÁFICOS

Temperaturas e precipitações médias // clima em, AnápolisGráfico de temperatura, Anápolis
Rio Verde

Rio Verde tem um clima tropical. Chove muito mais no verão que no inverno. De acordo com a Köppen e Geiger a classificação do clima é Aw. 23.4 °C é a temperatura média em Rio Verde. 1493 mm é a pluviosidade média anual.

GRÁFICOS

Temperaturas e precipitações médias // clima em, Rio VerdeGráfico de temperatura, Rio Verde
Formosa

Apresenta um clima tropical. O verão tem muito mais pluviosidade que o inverno. A classificação do clima é Aw segundo a Köppen e Geiger. A temperatura média anual em Formosa é 23.3 °C. A pluviosidade média anual é 1247 mm.

GRÁFICOS

Temperaturas e precipitações médias // clima em, FormosaGráfico de temperatura, Formosa
Fontes: Instituto Nacional de Metereologia e ClimaTempo
plugins premium WordPress