segunda-feira - 20 - maio - 2024

Associação criminosa: PF investiga uso de aeronaves da FAB para tráfico de drogas

Aeronaves da FAB seriam usadas para o tráfico de drogas internacional. Grupo de militares são investigados por lavagem de dinheiro Foto: Arquivo PF

Militares da FAB estão sendo investigados por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Investigação aponta que o grupo enviava drogas para a Europa utilizando aeronaves do governo federal

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Quinta Coluna, que investiga o uso de aeronaves do governo para enviar drogas para a Europa.

Um grupo de militares da Força Aérea Brasileira (FAB) está sendo investigado por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

O grupo também é suspeito de possuir ligação com Michele Tocci, conhecido como o Barão do Ecstasy.

Publicidade

continuação da matéria…

Além disso, o grupo realizava estratégias para ocultar os bens provenientes do tráfico de entorpecentes, especialmente a aquisição de veículos e imóveis com pagamentos de altos valores em espécie.

As investigações tiveram início com a prisão do sargento da FAB,!Manoel Silva Rodrigues, em 2019, na cidade de Sevilha, na Espanha.

Ele portava 37 kg de cocaína em um avião da FAB, quando integrava a comitiva do avião reserva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma viagem internacional. A droga estava em pacotes de um pouco mais de 1kg. O entorpecente foi detectado por agentes espanhóis.

Investigações apontaram que ele e outras pessoas se associaram, de forma estável e permanente, à prática do crime de tráfico ilícito de drogas. Mais uma remessa de entorpecente também teriam sido enviada para a Europa.

No ano passado, o militar fez um acordo com a promotoria espanhola e cumpre pena de seis anos e um dia de prisão. O tempo de pena é menor do que o da condenação anterior, de oito anos. Rodrigues também foi condenado a pagar uma multa de 2 milhões de euros.

15 mandados de busca e apreensão e dois mandados que restringem a comunicação dos investigados e a saída deles do Distrito Federal foram deflagrados hoje.

Publicidade

continuação da matéria…

A Justiça Federal do DF ainda determinou o sequestro de imóveis e veículos dos envolvidos no esquema criminoso. Militares da FAB também participam do cumprimento das medidas.

A pena para os crime de tráfico e lavagem de dinheiro varia de 3 a 10 anos de prisão.

Em nota, a FAB informou que “atua firmemente para coibir irregularidades e reitera que repudia condutas que não representam os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional”.

plugins premium WordPress