Vacina contra Covid-19 em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Segundo ela, secretários de saúde dos municípios vêm relatando que algumas ampolas de vacinas contra Covid-19 têm chegado às cidades com menos doses do que o previsto.
“O apelo que fazemos é que os números podem não representar a totalidade de vacinas recebidas porque tivemos muitas doses perdidas. O que são essas doses perdidas: frascos de vacinas que deveriam ter 10 e vieram com 9, 8 ou até 7 doses, principalmente nas duas últimas remessas enviadas”, explicou.
Secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso relatou que essa situação ocorreu na capital.
De acordo com ele, foram registradas 4.016 doses a menos recebidas pelo município por causa desses frascos com menor quantidade de imunizante.
Publicidade
continuação…
A respeito desse problema, o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, também presente na reunião, explicou que esses déficits devem ser todos informados ao estado para que a questão possa ser levada ao Ministério da Saúde (MS) e às empresas que fazem o envasamento desses imunizantes, esclarecendo onde estaria o problema. “É fundamental que isso seja informado para a gente ter reposição e adoção de medidas para esses frascos que não vêm com as doses completas, até para garantir a qualidade desse envasamento”, pontuou.
O Portal G1 pediu à Secretaria de Estado da Saúde (SES) por e-mail, às 9h45, informações sobre quais e quantos municípios tiveram frascos com menos doses do que o informado, qual seria o déficit total e de quais marcas seriam os frascos que apresentaram esse problema. Porém, não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Publicidade
continuação…
Vacinação em Goiás
A reunião em que o problema de ampolas com menos doses do que o padrão foi citado havia sido marcada justamente para alinhar com as prefeituras a importância de registrarem todas as aplicações.
De acordo com a SES, Goiás já recebeu 1.233.780 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.051.080 da CoronaVac e 182.700 da AstraZeneca. A pasta também apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 565.676 doses. Do total, 140.557 pessoas já receberam o reforço.
O número de infectados com o coronavírus em Goiás já passou de 500 mil, dos quais mais de 12 mil morreram, ainda de acordo com dados do governo.