sábado - 23 - novembro - 2024

Agentes concluem especialização e passam a integrar tropa de elite

Vinte novos agentes que concluíram curso intensivo nesta sexta-feira (19), passam a integrar o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), que atua em situações de maior complexidade dentro das unidades prisionais.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) realizou nesta  sexta-feira (19/1), a solenidade de formatura do Curso de Operações Penitenciárias Especiais (IV Cope). A partir de agora, o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) passa a contar com  20 novos agentes penitenciários especializados. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Goiânia.

Em seu pronunciamento, o diretor-geral adjunto de Administração Penitenciária, tenente-coronel Agnaldo Augusto, parabenizou os formandos pela dedicação e desejou aos agentes que aproveitem o conhecimento adquirido. “Que tenham sensibilidade e um despertar para aproveitar bastante essa oportunidade em reconhecimento a todo sacrifício enfrentado durante o curso”, disse.

“Que Deus nos permita compreender a magnitude da atividade que os senhores passarão a desenvolver”, reforçou o diretor-adjunto ao acrescentar que os servidores continuem a contribuir pela melhoria do sistema. “Que possamos construir esse sistema que todos nós queremos”, finalizou o diretor.

O curso, com mais de 80 dias de duração, foi coordenado pelo Gope, com aulas em Goiânia, Brasília, Hidrolândia e Luziânia. Os agentes passam a atuar, a partir de agora, em situações complexas do sistema prisional goiano, como rebeliões, motins, escolta de preso de alta periculosidade, recaptura de foragidos, entre outras.

O superintendente de Segurança Penitenciária da DGAP, Jonathan Marques, lembra que a turma passou por formação de diversos outros grupos especializados como o Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPM), Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope), Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), Grupo de Rádio Patrulha Aérea da PM (GRAer), Companhia de Policiamento da PM de Aparecida de Goiânia, Grupo Tático 3 da Polícia Civil de Goiás (GT3) e Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal (DPOE-DF).

A solenidade foi prestigiada também por familiares dos formandos e também por autoridades estaduais, como o superintendente executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP), tenente-coronel Newton Castilho, superintendente da Academia Estadual de Segurança Pública, Júlio Alejandro Quezada, além de representantes da Associação dos Servidores do Sistema Prisional de Goiás (Aspego) e do Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal de Goiás (Sinsep-GO).

Homenagem

A agente prisional Janaína Silva Rocha, de Rio Verde, foi a única mulher a concluir o IV COPE. Ela foi homenageada pela turma e pelos dirigentes do curso. Em entrevista, Janaína afirmou que tem uma mistura de sentimentos ao concluir o curso. Disse se sentir feliz em formar e ao mesmo tempo um pouco triste por não ter outras representantes femininas no grupo. “Gostaria que tivesse mais mulheres. Sem querer subestimar os homens, as mulheres buscam muito a perfeição. Por isso, gostaria que tivessem mais, mas me sinto muito feliz por ter atingido esse objetivo”, declarou.

 

plugins premium WordPress