sábado - 23 - novembro - 2024

Governo de Goiás troca comando da Polícia Civil

Delegado Odair José Soares (à dir.) foi substituído pelo delegado Alexandre Pinto Lourenço, que assume o comando da Polícia Civil

Não há confirmação oficial dos motivos que levaram à queda de Odair José, considerado um delegado linha dura e irredutível no combate ao crime. Nos últimos meses teria ocorrido um distanciamento entre ele e o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, que teria ficado insatisfeito por não ter sido informado sobre algumas operações desencadeadas pela Polícia Civil em órgãos do Governo estadual

O governador Ronaldo Caiado trocou o comando da Polícia Civil. O delegado-geral, Odair José Soares, que estava no cargo desde janeiro de 2019, foi substituído pelo delegado Alexandre Pinto Lourenço, que era superintendente de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Secretaria de Segurança Pública.

A saída de Odair José foi antecedida de ruídos nos bastidores da segurança pública. Entidades representativas os servidores da Polícia Civil chegaram a organizar votação, nesta segunda-feira, para escolha de três nomes a serem apresentados ao governador, mas o nome de Alexandre Pinto Lourenço já era apontado como sucessor de Odair. A confirmação veio no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (9/2), que publicou a exoneração de Odair José e a nomeação de Alexandre Pinto. Na mesma edição, Odair foi nomeado para o cargo que era ocupado por Alexandre.

Publicidade

continuação da matéria…

Não há confirmação oficial dos motivos que levaram à queda de Odair José, considerado um delegado linha dura e irredutível no combate ao crime. Nos últimos meses teria ocorrido um distanciamento entre ele e o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, e os dois sequer estavam despachando juntos. Rodney teria ficado insatisfeito por não ter sido informado sobre algumas operações desencadeadas pela Polícia Civil em órgãos do Governo estadual.

Rodney Miranda teria ficado insatisfeito de não ser comunicado de uma operação realizada no Detran-GO na semana passada. Um áudio do deputado estadual e delegado Humberto Teófilo (PSL), que circulou nas redes sociais, acusa retaliação por parte do secretário. A SSP ainda não se manifestou sobre o caso.

Em setembro do ano passado, os delegados da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) colocaram os cargos à disposição após discordar da troca do comando da delegacia, alegando que a mudança seria retaliação por operações que atingiram agentes públicos do grupo político do governador Ronaldo Caiado (DEM). O governo nega ingerência política na polícia e afirma que as trocas nos comandos são comuns.

Publicidade

plugins premium WordPress