sábado - 23 - novembro - 2024

Declarada a guerra do pequi: Minas e Goiás brigam para saber quem é a terra do pequi

O pequi é de Goiás ou de Minas Gerais? A briga foi parar na Câmara dos Deputados em Brasília

Está declarada a guerra do pequi! Os estados de Goiás e Minas Gerais se enfrentam para saber quem é o “dono” dos pequis do Brasil. Parece brincadeira de boteco, mas não é! O caro é sério e chegou até o meio político dos dois estados.

O deputado federal Marcelo Freitas (PSL-MG) apresentou projeto de lei que propõe tornar o município de Montes Claros, na região norte de Minas Gerais, a “capital nacional do pequi”. No projeto, protocolado na última quinta-feira, o deputado chama o pequi de “Ouro do Serrado” (com a letra “s” mesmo).

“A cidade de Montes Claros está localizada na região norte do Estado de Minas Gerais e […] Bares e restaurantes de Montes Claros elaboram pratos com ingredientes típicos do cerrado, tendo como carro chefe o tradicional pequi, valorizando a culinária local”, diz o deputado na justificativa do projeto.

O município mineiro sedia todo ano a Festa Nacional do Pequi, que em 2021 chegará à sua 30ª edição. Marcelo Freitas afirma que o pequi está presente na identidade gastronômica de Montes Claros, além de gerar empregos, renda e atrair turistas.

Publicidade

 

continuação da matéria…

O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado não gostou da ideia e publicou nas suas redes sociais em tom de ironia o seu descontentamento com o projeto do deputado mineiro. Caiado disse até que já acionou o deputado goiano, José Nelto (Podemos) para que entre nessa briga em Brasília e defenda os direitos de Goiás com relação ao pequi.

“A gente morre e não vê de tudo, não é, minha gente?! O deputado Delegado Marcelo Freitas de Minas Gerais apresentou um projeto de lei para que a cidade de Montes Claros seja reconhecida como a capital nacional do pequi. Tem base uma coisa dessas? A gente sabe que o fruto faz sucesso por aí, que tem até a tradicional Festa do Pequi, mas reivindicar a capital da iguaria, é demais, mexe com o brio dos goianos. Já vamos fazer um acordo aqui, a gente deixa o “trem” e o pão de queijo pra vocês mineiros, e em troca ninguém mexe no nosso pequi. Combinado?” #OPequiÉNosso

A deputada estadual por Goiás, Adriana Accorsi (PT) também publicou em suas redes sociais sua revolta com essa história da capital nacional do pequi sem em Minas Gerais.

Publicidade

 

Continuação da matéria…

“O pequi é nosso! Lei de 2016 de minha autoria declara o pequizeiro árvore símbolo do cerrado goiano, sendo proibido seu corte ou derrubada. Ninguém vai acabar com os pequis de Goiás!”

A guerra está declarada! Resta saber quem será o vencedor. Minas Gerais ou Goiás? Afinal, de quem são os pequis do Brasil? A verdade é que não existe o estado de Goiás em o pequi. Todavia, culturalmente falando é preciso dizer que Minas Gerais está na frente de Goiás nessa história. Promover uma festa nacional do pequi, como faz Montes Claros, é uma grande jogada. O estado de Goiás por mais pequizeiro que seja, está devendo e muito ao pequi o reconhecimento de seu verdadeiro valor cultural a esta terra.

plugins premium WordPress