Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
Família praticava stand-up paddle e caiaque em Quindalup, quando rajadas de vento a afastaram da costa

Em comunicado publicado nesta terça-feira (3), a polícia australiana afirmou que “as ações do menino de 13 anos são inestimáveis: sua determinação e coragem salvaram a vida de sua mãe e de seus irmãos”.
O incidente ocorreu na última sexta-feira (30), quando a família praticava stand-up paddle e caiaque na baía Geographe, em Quindalup, e fortes rajadas de vento desviaram seus botes infláveis.
O jovem, identificado pela imprensa local como Austin Appelbee, remou uma pequena distância antes de seu caiaque começar a inundar. Por recomendação de sua mãe, ele decidiu retornar à costa para dar o alarme e ajudar a família.
Austin nadou cerca de quatro quilômetros em mar aberto, com pouca luz e sob condições meteorológicas adversas. Ao chegar em segurança à areia, ele ainda precisou correr dois quilômetros até encontrar um telefone e pedir socorro.
Quando os resgatistas chegaram, sua mãe e seus irmãos estavam agarrados a uma prancha de stand-up paddle a quase 14 quilômetros da costa.
O adolescente relatou nesta terça-feira sua façanha à imprensa local, que o descreveu como um “herói”. Em declarações à emissora pública ABC, Appelbee descreveu como lutou contra o mar agitado enquanto tentava nadar com um colete salva-vidas. Após duas horas, ele decidiu abandonar o equipamento para conseguir nadar com mais agilidade e força.
Segundo a mãe, Joanne Appelbee, de 47 anos, uma das decisões mais difíceis que teve de tomar foi dizer ao filho: “Tente chegar à costa e conseguir ajuda, isso pode ficar muito sério muito rápido”. Ela, o outro filho de 12 anos e a filha de 8 foram localizados por um helicóptero de resgate por volta das 20h30, após passarem quase dez horas na água.
Com informações da EFE
Sugestões de pautas ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Contatos de Reportagens e Marketing:
62 9 8161-2938 Tim
62 9 9324-5038 Claro
Instagram: @Jornal Espaço