segunda-feira - 03 - novembro - 2025

Mundo / Israel / Fé e Espiritualidade / Shabat: Quando não fazer nada é tudo

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

Pôr do sol sobre Moshav Orot, Israel (Foto de Dov Kram)
Pôr do sol sobre Moshav Orot, Israel. Foto de Dov Kram

Há algo mágico no Shabat. Não importa o quão louca seja a sexta-feira, uma vez que o sol começa a se pôr, tudo muda. Quando acendemos as velas e dizemos as bênçãos, é como se todo o estresse da semana apenas… Dissolve. Há essa paz que se instala que você quase pode sentir.

Isso não é aleatório. Quando Deus terminou de criar o mundo, a Torá diz:

וַיְכַל אֱלֹהִים בַּיּוֹם הַשְּׁבִיעִי מְלַאכְתּוֹ אֲשֶׁר עָשָׂה וַיִּשְׁבֹּת בַּיּוֹם הַשְּׁבִיעִי מִכָּל־מְלַאכְתּוֹ אֲשֶׁר עָשָׂה׃

No sétimo dia, Hashem terminou o trabalho que estava fazendo, e Ele cessou no sétimo dia de todo o trabalho que havia feito.

Gênesis 2:2

וַיְבָרֶךְ אֱלֹהִים אֶת־יוֹם הַשְּׁבִיעִי וַיְקַדֵּשׁ אֹתוֹ כִּי בוֹ שָׁבַת מִכָּל־מְלַאכְתּוֹ אֲשֶׁר־בָּרָא אֱלֹהִים לַעֲשׂוֹת׃

Hashem abençoou o sétimo dia e o declarou santo, porque nele Hashem cessou de toda a obra da criação que Ele havia feito.

Gênesis 2:3

Deus não se cansa, obviamente. Mas Ele nos deu esse modelo – esse projeto de como viver.

O mandamento é claro:

שֵׁשֶׁת יָמִים תַּעֲבֹד וְעָשִׂיתָ כָּל־מְלַאכְתֶּךָ

Seis dias você trabalhará e fará todo o seu trabalho,

Êxodo 20:9

וְיוֹם הַשְּׁבִיעִי שַׁבָּת לַיהֹוָה אֱלֹהֶיךָ לֹא־תַעֲשֶׂה כָל־מְלָאכָה אַתָּה וּבִנְךָ־וּבִתֶּךָ עַבְדְּךָ וַאֲמָתְךָ וּבְהֶמְתֶּךָ וְגֵרְךָ אֲשֶׁר בִּשְׁעָרֶיךָ

mas o sétimo dia é um Shabat de Hashem teu Deus: você não deve fazer nenhum trabalho – você, seu filho ou filha, seu escravo ou escrava, ou seu gado, ou o estrangeiro que está dentro de seus assentamentos.

Êxodo 20:10

O Shabat muda completamente a forma como existimos. Durante seis dias por semana, trabalhamos. Estamos constantemente tentando controlar e moldar tudo ao nosso redor. Reuniões, e-mails, culinária, recados, a lista interminável de tarefas. Mas sexta-feira à noite? Nós paramos. Entramos em uma maneira diferente de ser, onde, em vez de tentar mudar o mundo, apenas o apreciamos como ele é.

O rabino Abraham Joshua Heschel chamou o Shabat de “palácio no tempo”. Não é um lugar físico – é um espaço sagrado que existe no próprio tempo. Quando você entra, você sente a mudança. Ao nos afastarmos de toda a criação e ação – largando nossos telefones, deixando o trabalho para trás – podemos experimentar o mundo como um todo e completo, agora.

O kidush de sexta-feira à noite chama o Shabat de “zecher l’ma’aseh bereishit” – uma lembrança da Criação. Quando paramos nosso trabalho criativo, estamos reconhecendo algo importante: o mundo continua sem que intervenhamos constantemente. E há algo profundamente pacífico nessa percepção. Não temos que controlar tudo. Já existe perfeição no que existe.

É por isso que o estresse desaparece na noite de sexta-feira. Não se trata apenas de parar de trabalhar. Trata-se de se conectar a esta verdade: que há santidade em simplesmente ser, não fazer. Em apreciar o que é, não constantemente tentando mudá-lo. Em estar presente em vez de produtivo. O que sentimos é a nossa alma reconhecendo essa harmonia que existe desde o início dos tempos.

Este momento semanal de paz não está apenas em nossas cabeças – é parte do que Deus prometeu quando criou o mundo. Quando guardamos o Shabat, estamos fazendo mais do que seguir um mandamento. Estamos sincronizando com o ritmo fundamental do universo, experimentando o tempo da maneira que ele deveria ser experimentado e nos permitindo sentir a paz que Deus construiu na própria criação. Cada Shabat é um retorno a essa harmonia original, um vislumbre de algo eterno no meio de nossas vidas agitadas cotidianas.

 

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