Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
Eles o fizeram cavar sua própria sepultura

Deixe isso descansar por um momento. Um israelense de 24 anos chamado Evyatar David, sequestrado do festival de música Nova durante o massacre do Hamas em 7 de outubro, está em cativeiro há 666 dias. E recentemente, em um vídeo de propaganda destinado a manipular a opinião mundial, seus captores o forçaram a cavar a cova onde ele poderia estar enterrado, faminto, emaciado, tremendo. Eles o filmaram fazendo isso.
Isso não é uma metáfora. Esta não é uma manchete de um passado distante. Isso é agora.
Existem algumas verdades terríveis demais para serem enfeitadas com comentários. E, no entanto, vivemos em uma época em que a clareza moral se tornou um luxo. “E Gaza?” é o reflexo imediato, lançado como um mecanismo de defesa para evitar a realidade insuportável do sofrimento judaico. Mas hoje é Tisha B’Av, o nono dia do mês hebraico de Av, o dia mais triste do calendário judaico. Lembramos a destruição dos Templos, as expulsões, os pogroms e as profanações que perseguiram o povo judeu por séculos.
Hoje, não desviamos o olhar. Hoje, sentamos com a dor.
Então, aqui está a pergunta que este Tisha B’Av exige:
O que a Bíblia nos ensina sobre enfrentar o mal que desumaniza e como evitamos que nossa própria humanidade seja consumida por ele?
O Livro das Lamentações (Eikha), tradicionalmente lido em Tisha B’Av, começa com um dos versículos mais assustadores das Escrituras:
אֵיכָה יָשְׁבָה בָדָד הָעִיר רַבָּתִי עָם הָיְתָה כְּאַלְמָנָה רַּבָּתִי בַגּוֹיִם שָׂרָתִי בַּמְּדִינוֹת הָיְתָה לָמַס׃
Infelizmente! Solitário senta a cidade Uma vez grande com as pessoas! Aquela que era grande entre as nações tornou-se como uma viúva; A princesa entre os estados tornou-se um escravo.
Lamentações 1:1
Jerusalém, outrora majestosa, agora está abandonada. O Templo, outrora uma casa de santidade, reduzido a escombros. Mas Eikha não é apenas história. É um espelho. E o que isso reflete não é apenas dor, é profanação.
Profanação é o que acontece quando a santidade é violada. E de acordo com a Bíblia, toda vida humana carrega a imagem de Deus. Quando uma pessoa é atormentada, degradada, faminta e filmada cavando sua própria sepultura por causa da propaganda, isso é profanação. E assim como a destruição do Templo, deve ser lamentada como tal.
Mas a Bíblia não apenas nos ordena a lamentar a destruição, ela nos diz o que a provoca em primeiro lugar.
Nos dias que antecederam a destruição do Primeiro Templo, o profeta Jeremias ficou nos portões do Templo e gritou:
כֹּה־אָמַר יְהֹוָה צְבָאוֹת אֱלֹהֵי יִשְׂרָאֵל הֵיטִיבוּ דַרְכֵיכֶם וּמַעַלְלֵיכֶם וַאֲשַׁכְּנָה אֶתְכֶם בַּמָּקוֹם הַזֶּה׃
Assim disse o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Corrija seus caminhos e suas ações, e eu o deixarei habitar neste lugar.
Jeremias 7:3
אַל־תִּבְטְחוּ לָכֶם אֶל־דִּבְרֵי הַשֶּׁקֶר לֵאמֹר הֵיכַל יְהֹוָה הֵיכַל יְהֹוָה הֵיכַל יְהֹוָה הֵמָּה׃
Não coloque sua confiança em ilusões e diga: “O Templo de Hashem, o Templo de Hashem, o Templo de Hashem são esses [edifícios]”.
Jeremias 7:4
כִּי אִם־הֵיטֵיב תֵּיטִיבוּ אֶת־דַּרְכֵיכֶם וְאֶת־מַעַלְלֵיכֶם אִם־עָשׂוֹ תַעֲשׂוּ מִשְׁפָּט בֵּין אִישׁ וּבֵין רֵעֵהוּ׃
Não, se você realmente consertar seus caminhos e suas ações; se você executar justiça entre um homem e outro;
Jeremias 7:5
גֵּר יָתוֹם וְאַלְמָנָה לֹא תַעֲשֹׁקוּ וְדָם נָקִי אַל־תִּשְׁפְּכוּ בַּמָּקוֹם הַזֶּה וְאַחֲרֵי אֱלֹהִים אֲחֵרִים לֹא תֵלְכוּ לְרַע לָכֶם׃
se você não oprimir o estrangeiro, o órfão e a viúva; se você não derramar o sangue dos inocentes neste lugar; se você não seguir outros deuses, para seu próprio dano –
Jeremias 7:6
וְשִׁכַּנְתִּי אֶתְכֶם בַּמָּקוֹם הַזֶּה בָּאָרֶץ אֲשֶׁר נָתַתִּי לַאֲבוֹתֵיכֶם לְמִן־עוֹלָם וְעַד־עוֹלָם׃
só então vos deixarei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais para sempre.
Jeremias 7:7
O profeta não está falando sobre observância ritual. Ele está falando sobre justiça. Ele está falando sobre crueldade. O Templo foi destruído não apenas porque a nação pecou, mas porque a nação tolerou a injustiça.
Hoje, o mundo está tolerando isso novamente. Quando um grupo terrorista desfila um judeu faminto na frente do mundo e se atreve a culpar o estado judeu por sua condição, e o mundo acena com a cabeça em falso equilíbrio, isso é injustiça. Quando terroristas roubam ajuda humanitária destinada a crianças e se empanturram dela enquanto seus reféns sofrem de escorbuto, isso é injustiça. Quando um homem pode ser forçado a cavar sua própria sepultura e a resposta é “sim, mas…” isso é injustiça tão insensível que começa a apodrecer a alma.
Este é o desafio de Tisha B’Av. É fácil ler Lamentações e lamentar o passado. Mas Eikha exige algo mais difícil: clareza moral no presente. A clareza para nomear o mal como mal. A clareza para manter a dor sem deflexão. E a clareza para lembrar que Deus não habita em edifícios, políticas ou instituições, mas à imagem de cada ser humano. Profane essa imagem e o Templo queima novamente.
E, no entanto, mesmo em seus momentos mais sombrios, a Bíblia insiste em um fio de esperança.
O verso final de Eikha implora:
הֲשִׁיבֵנוּ יְהֹוָה אֵלֶיךָ ונשוב [וְנָשׁוּבָה] חַדֵּשׁ יָמֵינוּ כְּקֶדֶם׃
Leve-nos de volta, Hashem, para Si mesmo, E vamos voltar; Renove nossos dias como antigamente!
Lamentações 5:21
Isso não é nostalgia. É desafio. Uma recusa em deixar o desespero escrever a última palavra. O povo judeu, mesmo em pano de saco, não se rende à dor. Nós o carregamos. Nós o enfrentamos. E então nós construímos.
Então, se hoje você nos vê sentados no chão, lendo lamentos antigos com lágrimas nos olhos, entenda isso: não estamos reencenando a história. Estamos respondendo a isso. Estamos nos lembrando de um Templo e de um homem. Estamos de luto pela destruição e resistindo a ela. Estamos olhando para o abismo e declarando que a profanação não vencerá.
E amanhã, quando o jejum terminar e nos levantarmos novamente, ressuscitaremos com fogo em nossos corações. Porque ainda acreditamos no Deus que ouve o grito dos oprimidos. Ainda acreditamos na santidade da vida. E ainda acreditamos que sepulturas cavadas na escuridão não enterrarão a luz.
Se você está procurando ainda mais maneiras de comemorar o 9 de Av, reserve alguns minutos para assistir a este vídeo sobre o significado do dia.
Por Sara Lamm
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