quarta-feira - 05 - novembro - 2025

Mundo / Israel / Hamas / Cativeiro do Mal: A sepultura que ele foi forçado a cavar

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

Eles o fizeram cavar sua própria sepultura

Um momento significativo: a filha de cinco anos do autor reza junto ao Muro das Lamentações (Sara Lamm)

Deixe isso descansar por um momento. Um israelense de 24 anos chamado Evyatar David, sequestrado do festival de música Nova durante o massacre do Hamas em 7 de outubro, está em cativeiro há 666 dias. E recentemente, em um vídeo de propaganda destinado a manipular a opinião mundial, seus captores o forçaram a cavar a cova onde ele poderia estar enterrado, faminto, emaciado, tremendo. Eles o filmaram fazendo isso.

Isso não é uma metáfora. Esta não é uma manchete de um passado distante. Isso é agora.

Existem algumas verdades terríveis demais para serem enfeitadas com comentários. E, no entanto, vivemos em uma época em que a clareza moral se tornou um luxo. “E Gaza?” é o reflexo imediato, lançado como um mecanismo de defesa para evitar a realidade insuportável do sofrimento judaico. Mas hoje é Tisha B’Av, o nono dia do mês hebraico de Av, o dia mais triste do calendário judaico. Lembramos a destruição dos Templos, as expulsões, os pogroms e as profanações que perseguiram o povo judeu por séculos.

Hoje, não desviamos o olhar. Hoje, sentamos com a dor.

Então, aqui está a pergunta que este Tisha B’Av exige:
O que a Bíblia nos ensina sobre enfrentar o mal que desumaniza e como evitamos que nossa própria humanidade seja consumida por ele?

O Livro das Lamentações (Eikha), tradicionalmente lido em Tisha B’Av, começa com um dos versículos mais assustadores das Escrituras:

אֵיכָה יָשְׁבָה בָדָד הָעִיר רַבָּתִי עָם הָיְתָה כְּאַלְמָנָה רַּבָּתִי בַגּוֹיִם שָׂרָתִי בַּמְּדִינוֹת הָיְתָה לָמַס׃

Infelizmente! Solitário senta a cidade Uma vez grande com as pessoas! Aquela que era grande entre as nações tornou-se como uma viúva; A princesa entre os estados tornou-se um escravo.

Lamentações 1:1

Jerusalém, outrora majestosa, agora está abandonada. O Templo, outrora uma casa de santidade, reduzido a escombros. Mas Eikha não é apenas história. É um espelho. E o que isso reflete não é apenas dor, é profanação.

Profanação é o que acontece quando a santidade é violada. E de acordo com a Bíblia, toda vida humana carrega a imagem de Deus. Quando uma pessoa é atormentada, degradada, faminta e filmada cavando sua própria sepultura por causa da propaganda, isso é profanação. E assim como a destruição do Templo, deve ser lamentada como tal.

Mas a Bíblia não apenas nos ordena a lamentar a destruição, ela nos diz o que a provoca em primeiro lugar.

Nos dias que antecederam a destruição do Primeiro Templo, o profeta Jeremias ficou nos portões do Templo e gritou:

כֹּה־אָמַר יְהֹוָה צְבָאוֹת אֱלֹהֵי יִשְׂרָאֵל הֵיטִיבוּ דַרְכֵיכֶם וּמַעַלְלֵיכֶם וַאֲשַׁכְּנָה אֶתְכֶם בַּמָּקוֹם הַזֶּה׃

Assim disse o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Corrija seus caminhos e suas ações, e eu o deixarei habitar neste lugar.

Jeremias 7:3

אַל־תִּבְטְחוּ לָכֶם אֶל־דִּבְרֵי הַשֶּׁקֶר לֵאמֹר הֵיכַל יְהֹוָה הֵיכַל יְהֹוָה הֵיכַל יְהֹוָה הֵמָּה׃

Não coloque sua confiança em ilusões e diga: “O Templo de Hashem, o Templo de Hashem, o Templo de Hashem são esses [edifícios]”.

Jeremias 7:4

כִּי אִם־הֵיטֵיב תֵּיטִיבוּ אֶת־דַּרְכֵיכֶם וְאֶת־מַעַלְלֵיכֶם אִם־עָשׂוֹ תַעֲשׂוּ מִשְׁפָּט בֵּין אִישׁ וּבֵין רֵעֵהוּ׃

Não, se você realmente consertar seus caminhos e suas ações; se você executar justiça entre um homem e outro;

Jeremias 7:5

גֵּר יָתוֹם וְאַלְמָנָה לֹא תַעֲשֹׁקוּ וְדָם נָקִי אַל־תִּשְׁפְּכוּ בַּמָּקוֹם הַזֶּה וְאַחֲרֵי אֱלֹהִים אֲחֵרִים לֹא תֵלְכוּ לְרַע לָכֶם׃

se você não oprimir o estrangeiro, o órfão e a viúva; se você não derramar o sangue dos inocentes neste lugar; se você não seguir outros deuses, para seu próprio dano –

Jeremias 7:6

וְשִׁכַּנְתִּי אֶתְכֶם בַּמָּקוֹם הַזֶּה בָּאָרֶץ אֲשֶׁר נָתַתִּי לַאֲבוֹתֵיכֶם לְמִן־עוֹלָם וְעַד־עוֹלָם׃

só então vos deixarei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais para sempre.

Jeremias 7:7

O profeta não está falando sobre observância ritual. Ele está falando sobre justiça. Ele está falando sobre crueldade. O Templo foi destruído não apenas porque a nação pecou, mas porque a nação tolerou a injustiça.

Hoje, o mundo está tolerando isso novamente. Quando um grupo terrorista desfila um judeu faminto na frente do mundo e se atreve a culpar o estado judeu por sua condição, e o mundo acena com a cabeça em falso equilíbrio, isso é injustiça. Quando terroristas roubam ajuda humanitária destinada a crianças e se empanturram dela enquanto seus reféns sofrem de escorbuto, isso é injustiça. Quando um homem pode ser forçado a cavar sua própria sepultura e a resposta é “sim, mas…” isso é injustiça tão insensível que começa a apodrecer a alma.

Este é o desafio de Tisha B’Av. É fácil ler Lamentações e lamentar o passado. Mas Eikha exige algo mais difícil: clareza moral no presente. A clareza para nomear o mal como mal. A clareza para manter a dor sem deflexão. E a clareza para lembrar que Deus não habita em edifícios, políticas ou instituições, mas à imagem de cada ser humano. Profane essa imagem e o Templo queima novamente.

E, no entanto, mesmo em seus momentos mais sombrios, a Bíblia insiste em um fio de esperança.

O verso final de Eikha implora:

הֲשִׁיבֵנוּ יְהֹוָה אֵלֶיךָ ונשוב [וְנָשׁוּבָה] חַדֵּשׁ יָמֵינוּ כְּקֶדֶם׃

Leve-nos de volta, Hashem, para Si mesmo, E vamos voltar; Renove nossos dias como antigamente!

Lamentações 5:21

Isso não é nostalgia. É desafio. Uma recusa em deixar o desespero escrever a última palavra. O povo judeu, mesmo em pano de saco, não se rende à dor. Nós o carregamos. Nós o enfrentamos. E então nós construímos.

Então, se hoje você nos vê sentados no chão, lendo lamentos antigos com lágrimas nos olhos, entenda isso: não estamos reencenando a história. Estamos respondendo a isso. Estamos nos lembrando de um Templo e de um homem. Estamos de luto pela destruição e resistindo a ela. Estamos olhando para o abismo e declarando que a profanação não vencerá.

E amanhã, quando o jejum terminar e nos levantarmos novamente, ressuscitaremos com fogo em nossos corações. Porque ainda acreditamos no Deus que ouve o grito dos oprimidos. Ainda acreditamos na santidade da vida. E ainda acreditamos que sepulturas cavadas na escuridão não enterrarão a luz.

Se você está procurando ainda mais maneiras de comemorar o 9 de Av, reserve alguns minutos para assistir a este vídeo sobre o significado do dia.

 

Por Sara Lamm

Sara Lamm é editora de conteúdo da TheIsraelBible.com e da Israel365 Publications. Originalmente da Virgínia, ela se mudou para Israel com o marido e os filhos em 2021. Sara tem mestrado em Educação pela faculdade Bankstreet e lecionou na pré-escola por quase uma década antes de fazer Aliá em Israel. Sara é apaixonada por conectar o estudo da Bíblia com a “vida real” e atualmente está trabalhando em uma série bíblica infantil.

 

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