Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
Ferramenta conta com sensores localizados junto a centros de comandos soviéticos; caso um ataque nuclear seja detectado, o sistema pode inciar o lançamento de mísseis nucleares sem qualquer decisão humana direta

Tensão aumenta e entre Donald Trump e Vladimir Putin. Foto/Montagem: Brendan Smiakiwski e Maxim Shemetov/AFP
A tensão entre os Estados Unidos da América e a Rússia aumentou significativamente após o anúncio de Donald Trump sobre o posicionamento de submarinos nucleares próximos ao território russo. Esta declaração foi uma resposta ao ex-presidente russo e atual vice do conselho de segurança da Rússia, Dimitri Medvedev, que mencionou o uso da ‘Mão Morta’, um sistema de mísseis nucleares desenvolvido na década de 1970.
A ferramenta conta com sensores localizados junto a centros de comandos soviéticos. Caso um ataque nuclear seja detectado, o sistema pode inciar o lançamento de mísseis nucleares, que quando lançados transmitem um código para outros lançadores que estão espalhados pelo país. Após esse envio, o sistema sai em busca de confirmações de autoridades russas: primeiro do presidente e depois da ‘maleta nuclear’. Caso não encontre resposta, a chamada ‘Mão Morta’ permite o lançamento dos mísseis, já que todo o sistema pode funcionar sem qualquer decisão humana direta.
Com informações de Daniel Caniato
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Contatos de Reportagens e Marketing:
62 9 9989-0787 Vivo
62 9 8161-2938 Tim
62 9 9324-5038 Claro
Instagram: @Jornal Espaço