Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
Aparição de animais marinhos na costa do estado é comum nesta época do ano; migração acontece em busca de alimentos ou para reprodução

Elefante-marinho descansava tranquilamente sobre pedras, para surpresa dos banhistas que estavam na praia. Foto: Lucas Benevides/Divulgação
Um filhote de elefante-marinho foi flagrado na praia de Piratininga, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no sábado (28). O animal, que pesa entre três e quatro toneladas e mede aproximadamente cinco metros, descansava tranquilamente sobre as pedras, para a surpresa dos banhistas que estavam no local. A aparição de animais marinhos na costa do Rio é comum nesta época do ano. Vindos da Patagônia, no sul do continente, eles migram em busca de alimento ou para reprodução. Pinguins, baleias, leões-marinhos e lontras são algumas das espécies que costumam ser avistadas no litoral fluminense.
Apesar da raridade da visita de um elefante-marinho, o animal já estava sendo monitorado por uma organização não governamental (ONG) especializada em vida marinha, desde a sua chegada à costa do estado. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o Grupamento Marítimo (GMAR) e a Guarda Municipal de Niterói foram acionados e isolaram uma área de 40 metros ao redor do animal para garantir sua segurança e a da população.
A orientação das autoridades foi que as pessoas não se aproximassem do elefante-marinho, pois ele poderia se sentir ameaçado. Em caso de avistamento de animais marinhos, a recomendação é entrar em contato com os órgãos competentes para que as devidas providências sejam tomadas.
Veja aparição de elefante-marinho:
Com informações de Rodrigo Viga/Jovem Pan
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Contatos de Reportagens e Marketing:
62 9 9989-0787 Vivo
62 9 8161-2938 Tim
62 9 9324-5038 Claro
Instagram: @Jornal Espaço