Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
Junta militar de Mianmar fez um pedido de ajuda internacional e declarou emergência em 6 regiões; tremores de magnitude 7,7 foram sentidos a 10 quilômetros de profundidade em Mianmar
Os tremores derrubaram um prédio em construção e deixaram dezenas de desaparecidos. Foto: Reprodução
Um forte terremoto atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e deixou pelo menos 13 mortos. Tremores de magnitude 7,7 atingiram o centro do país. Outro terremoto de magnitude 6,4 também foi registrado na Tailândia, e sentido na China, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Equipes de resgate caminham perto de um prédio que desabou após um forte terremoto atingir o centro de Mianmar nesta sexta-feira, segundo serviços de monitoramento sísmico. Foto: Athit Perawongmetha/Reuters
Os tremores derrubaram um prédio em construção e deixaram dezenas de desaparecidos. Outros dois tremores de magnitude 4,6 também foram registrados na sequência. Segundo o jornal The New York Times, há pelo menos três mortos em Bangkok.
Forte terremoto em Mianmar: Trabalhadores da construção civil evacuaram prédiosAnn Wang/Reuters
Os fortes tremores foram sentidos a centenas de quilômetros de distância na Tailândia, especialmente na capital, e no sudoeste da China.
A junta militar de Mianmar faz um raro pedido de ajuda internacional e declarou emergência em 6 regiões. Segundo os dados do USGS, os tremores em Mianmar foram registrados a 10 quilômetros de profundidade.
Equipes de resgate atuam em meio aos escombros após forte terremoto em Mianmar. Foto: Athit Perawongmetha/Reuters
Mianmar está em turbulência política desde que uma junta militar tomou o poder em um golpe em 2021. Há dificuldades de se obter informações.
Terremoto em Mianmar: equipes de resgate trabalham entre os escombros. Foto: Athit Perawongmetha/Reuters
O estado controla quase toda a rádio, televisão, mídia impressa e online local. O uso da Internet também é restrito. Há relatos de estradas que estão cedendo na capital de Mianmar, Naypyidaw.
Mianmar: após forte terremoto, equipe médica do Hospital Rajavithi espera do lado de fora do prédio. Foto: Chalinee Thirasupa/Reuters
Bangkok, na Tailândia, declarou emergência. Em Bangkok, 43 trabalhadores estão presos nos escombros de um arranha-céu em construção que desabou.
Terremotos são relativamente mais comuns em Mianmar, em comparação à Tailândia.
Entre 1930 e 1956, ocorreram seis fortes terremotos de magnitude 7,0 perto da Falha de Sagaing, que atravessa o centro do país, relata a agência de notícias AFP, citando o USGS.
A Tailândia não é uma zona de terremotos e quase todos os tremores sentidos lá, que são raros, ocorrem no vizinho Mianmar.
Como os edifícios em Bangkok não são projetados para suportar terremotos fortes, os danos estruturais podem ser significativos.
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Contatos de Reportagens e Marketing:
62 9 9989-0787 Vivo
62 9 8161-2938 Tim
62 9 9324-5038 Claro
Instagram: @Jornal Espaço