quinta-feira - 21 - novembro - 2024

Mundo / Brasil / Venezuela / Infraestrutura / Investimentos Brasileiros Absurdos: Em um investimento surpreendente de mais de R$ 2 bilhões, o Brasil financiou a expansão do sistema de metrô na Venezuela, incluindo as cidades de Caracas e Los Teques

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

Em um investimento surpreendente de mais de R$ 2 bilhões, o governo brasileiro financiou a expansão do sistema de metrô na Venezuela, incluindo as cidades de Caracas e Los Teques

Foto: Divulgação/MJ

 

O Brasil financiou a construção e expansão dos sistemas de metrô em Caracas e Los Teques na Venezuela com um investimento de R$ 2,2 bilhões

A história do financiamento dos metrôs venezuelanos por parte do Brasil começa na década de 90, sob a administração de Fernando Henrique Cardoso, que buscava fomentar o crescimento econômico brasileiro estimulando a exportação de serviços de engenharia. Através do BNDES, grandes somas foram disponibilizadas para empresas brasileiras, incluindo a Odebrecht, para desenvolver projetos internacionais.

Os metrôs de Caracas e Los Teques, financiados com R$ 2,2 bilhões do BNDES, prometiam facilitar o transporte de milhões de passageiros. Caracas, com seu sistema lançado em 1983 e ampliado ao longo dos anos, contava com 48 estações e mais de 70 quilômetros de extensão. Los Teques, embora menor, também recebia uma significativa extensão de linha.

Investimento brasileiro nos metrôs na Venezuela

Brasil quer voltar com os investimentos do BNDES nos países como Venezuela, Cuba

Contudo, a crise econômica venezuelana e os escândalos de corrupção envolvendo a Odebrecht, especialmente revelados pela Operação Lava Jato, comprometeram severamente a continuidade e a conclusão dos projetos. As revelações incluíam enormes quantias em propinas e financiamentos ilegais para campanhas presidenciais venezuelanas, complicando ainda mais a situação.

O investimento brasileiro nos metrôs venezuelanos destaca-se não apenas pelo montante, mas também pela oportunidade perdida de aplicar tais recursos em melhorias de infraestrutura dentro do próprio Brasil. O atraso nas obras e a dificuldade da Venezuela em cumprir seus compromissos financeiros deixam uma mancha na política externa e econômica brasileira.

A Venezuela, que vive uma grave crise econômica desde 2010, enfrenta dificuldades em honrar seus compromissos financeiros com o Brasil. Isso inclui o pagamento pelo desenvolvimento dos projetos de metrô, que fazem parte de uma dívida maior que ultrapassa 5 bilhões de dólares.

Déficit em transporte público ultrapassa os 850 quilômetros no Brasil

Comparando com as necessidades brasileiras, onde o déficit em transporte público ultrapassa os 850 quilômetros em metrô e trens, a decisão de financiar tais projetos externos gera questionamentos sobre as prioridades e a gestão de recursos públicos.

Enquanto o Brasil continua a lidar com atrasos em receber os pagamentos devidos pelos projetos, a história dos metrôs financiados na Venezuela serve como um exemplo cautelar sobre os riscos de grandes investimentos internacionais sem garantias adequadas de retorno ou de benefício direto para a população brasileira. O debate sobre a eficácia e as motivações por trás desses financiamentos provavelmente persistirá, conforme novos desenvolvimentos e desdobramentos continuam a emergir.

 

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