Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Luziânia
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (09/05), a Operação Fiador, que investiga doações ilegais de mais de R$ 3 milhões para caixa 2 na campanha eleitoral de um candidato de Goiás, em 2010. Os agentes da PF cumpriram 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Luziânia.
O inquérito policial, instaurado em 2019, apurou que os recursos doados ilicitamente superam R$ 3 milhões, segundo evidências colhidas durante as investigações. O inquérito aponta doações feitas por uma empresa do ramo de proteína animal que não foram declaradas à Justiça Eleitoral. As investigações começaram após acordo entre colaboradores da campanha e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme a PF, a empresa e seu sócio atuaram como fiadores das despesas de campanha de um político, liquidando dívidas sem ter recebido, em tese, qualquer bem ou serviço em troca. Os crimes investigados são de associação criminosa, falsidade ideológica para fins eleitorais e lavagem de dinheiro.
Em decorrência de correr em segredo de justiça, a identidade dos envolvidos não será divulgada. Até o momento, a PF não cumpriu mandados de prisão no inquérito.
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Instagram: @Jornal Espaço