Chuva arranca caixões de dentro das covas em Paracatu — Foto: Redes Sociais
Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do jornal Espaço
Túmulos foram ‘varridos’ após forte chuva que atingiu Paracatu na última sexta-feira (14/04). Segundo o Inmet, choveu em 24 horas quase 80% do esperado para o mês de abril.
A forte chuva que atingiu Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, na última sexta-feira (14/04) provocou estragos no Cemitério Parque da Paz. Imagens que circulam nas redes sociais mostramcaixões que foram desenterrados pela enxurrada e ficaram expostos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente na sexta, foram registrados 59 mm de precipitação na cidade, o que representou 80% da média de chuva esperada para todo o mês de abril. Desse total, quase 50 mm caíram em apenas uma hora.
“Abril é um mês de transição, mas neste ano está mais chuvoso que o normal. Nesta semana, a chuva deve voltar a cair no Noroeste de Minas Gerais a partir de quinta-feira (20/04)”, informou o Inmet.
Em nota, a Prefeitura de Paracatu informou que o Cemitério Parque da Paz é comunitário e que atende famílias com impossibilidades de adquirir um terreno particular. Por isso, “é compreensível que ocorra sepultamentos distintos em uma mesma cova, onde os caixões são empilhados um sobre o outro”.
Além disso, conforme o posicionamento, os caixões foram arrancados devido ao fato do cemitério ser de terra e as fortes enxurradas terem causado a erosão em alguns túmulos. De acordo com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recolocou os caixões nas devidas covas no sábado (15/04).
Com relação à necessidade de melhorias nos cemitérios, o município informou todos são muito antigos e que está em andamento concessão para Parceria Público-Privada para e realização de ampliação a administração dos locais.
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Instagram: @Jornal Espaço