Governador Ronaldo Caiado, reeleito em primeiro turno com 51,8% dos votos válidos: pesquisa ostra também acerto na aproximação do Governo estadual com a gestão do presidente Lula // Foto: Arquivo
Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do jornal Espaço
Avaliação positiva do governo Caiado cresce 11,7 pontos percentuais em relação ao levantamento realizado no mês de setembro passado, quando metade dos entrevistados considerava o governo ótimo ou bom
O governador do estado de Goiás Ronaldo Ramos Caiado (União Brasil) começa bem o segundo mandato. Pesquisa Serpes divulgada nesta quarta-feira (15/03) aponta que o Governo estadual tem aprovação de 61,9% dos goianos, Realizado entre os dias 5 e 8 de março em diversas regiões do estado, o levantamento foi contratado pela Federação Goiana dos Municípios (FGM).
A avaliação cresceu 11,7 pontos porcentuais nos últimos seis meses, na comparação com levantamento realizado pelo Instituto em setembro de 2022. Ainda conforme o levantamento, 60% dos entrevistados avaliam como positiva a parceria do Governo de Goiás com o Governo do presidente Lula (PT), sendo que 35,5% dizem que “certamente sim” e 24,5% aprovam com ressalvas (“sim, mas com cautela”).
Entre os entrevistados, 28,4% avaliam o governo de Caiado como “ótimo”, 33,5% acham “bom”. Outros 23,6% entendem que a administração é “regular” e somente 7,4% afirmam achar o início do segundo mandato como “ruim” ou “péssimo”. Ou seja, a avaliação positiva é oito vezes maior que a negativa.
Eleito em primeiro turno com 51,8% dos votos válidos, o governador Ronaldo Caiado começou a trabalhar o segundo mandato já em outubro do ano passado. Ele já enviou importantes projetos à Assembleia Legislativa, já aprovados, como a criação da contribuição sobre produção agropecuária e a reforma administrativa, que criou novas secretarias.
Entre as iniciativas, estão também o início da construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) e o novo Pacote Social, com destinação de auxílio financeiro para pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente vítimas de violência doméstica. Para o Governo, a movimentação em pautas como o aumento da assistência à população vulnerável, o reforço nos investimentos em infraestrutura e interlocução permanente com o governo federal justificam o salto verificado nas avaliações positivas.
Parceria Caiado e Lula é aprovada
O Serpes também questionou o eleitor sobre uma aproximação do governador Ronaldo Caiado com o presidente Lula, adversários eleitorais, em pautas de interesse de Goiás. No total, 60% dos entrevistados avaliam como positiva a parceria. Destes, 35,5% avaliam que “certamente sim” e outros 24,5% “sim, mas com cautela”.
A pesquisa Serpes entrevistou 1001 eleitores em 31 municípios de todas as regiões de Goiás. A margem de erro do levantamento é de 3,1 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br
Instagram: @Jornal Espaço