Gabriela Penha
Um projeto de lei propõe medidas para conseguir reduzir o preço da gasolina e do gás de cozinha para os brasileiros.
Um projeto de lei (PL) prevê uma alteração na política de preços da Petrobras, que afeta a gasolina e o botijão de gás.
O PL do senador Rogério Carvalho vai à votação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.
Publicidade
Continuação da Matéria
O projeto prevê a redução no preço de alguns produtos a partir de mudanças no cálculo dos valores pela Petrobras, que atualmente leva em consideração o mercado internacional, ou seja, o preço sofre influência do dólar e das cotações dia a dia.
Com isso, foram tantas variações ao longo de 2021 que os combustíveis se tornaram os grandes vilões da inflação no país.
Projeto quer mudar preço da gasolina e do gás de cozinha
Hoje a gasolina passa de R$ 7 em algumas regiões do país. De acordo com o projeto, o valor seria de no máximo R$ 5. Além disso, o projeto acredita que seria possível reduzir pelo menos 25% do valor praticado hoje.
Por outro lado, os lucros da Petrobras continuariam altos – de no mínimo 50%. Para conseguir isso, o texto do projeto aponta que além dos preços internacionais é necessário levar em conta o gasto com a produção interna do petróleo.
Isso porque, segundo o projeto, o Brasil tem petróleo suficiente para abastecer o mercado interno. Outra proposta é criar um sistema que define valores máximos e mínimos para cada produto.
Publicidade
Continuação da Matéria
A crítica principal do projeto é que, considerando a moeda brasileira, a conta sempre vai ficar pesada para o consumidor. Isso porque, ganhando em real, o cálculo deveria ser feito de acordo com a moeda brasileira.
O projeto aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
O brasileiro que depende do seu veículo para trabalhar e a dona de casa já não aguentam mais tamanho abusos nos aumentos no gás de cozinha e da gasolina.
Fonte: Capitalist e jornal Espaço