Os advogados da Comarca de Itaguaru foram surpreendidos na terça-feira (19) com a realização de uma reunião promovida pela presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), para tratar do procedimento administrativo de desinstalação da Comarca de Itaguaru e em consectário, a instalação da 3ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Aparecida de Goiânia.
Se tudo ocorrer conforme proposto e sugerido pela douta juíza auxiliar da presidência do TJ-GO, Dra. Sirlei Martins da Costa, a população Itaguaruense terá que se reportar à Comarca de Taquaral de Goiás.
Conforme os operadores do direito do município a população, principalmente a mais humilde, terá grande prejuízo com as modificações, inclusive, pela dificuldade ao acesso ao judiciário relativos a busca por correções das injustiças sofridas, além da sobrecarga e atrasos em processos. “Não podemos aceitar essa imposição sem lutarmos” disse um advogado militante em Itaguaru.
Publicidade
Reconsideração
A Comarca de Itaguaru foi instalada no ano de 1962. Já passaram pela Comarca vários juízes renomados e em 2009 receberam os Distritos de Heitoraí e Itaguari (Comarca teve rendimento normal, sem congestionamento).
Com rota de fácil acesso, estrutura física em ótimo estado – inaugurada em 17/02/2012, podemos mencionar que qualquer Distrito e prestar melhor serviço aos Jurisdicionados (Itaguari, mais próximo).
A população de Itaguaru em torno de 5.184 habitantes, enquanto Taquaral apenas 3.506, estimada pelo Senso 2021.
Publicidade
Continuação da Matéria
Os servidores de Taquaral são 5, sendo que 3 vão se aposentar dentro de 4 anos. São 6 servidores efetivos que não estão próximos de aposentar, todos bem qualificados.
Temos 7 servidores terceirizados e 2 assessores comissionados (que poderão perder seus empregos, em plena Pandemia).
Não há transporte público (linha de ônibus) para atender à população que necessite de atendimento em Taquaral ou outra Comarca, temos a ciência que a população não pode pagar pela economia do Poder Judiciário.