sexta-feira - 05 - setembro - 2025

Estados / Goiás / Alego: Alego Ativa retoma ações para levar benefícios ao interior goiano

Alego Ativa retoma ações para levar benefícios ao interior goiano
Fachada da Alego
Programação será retomada, no sábado da semana que vem, dia 25, com a 9ª edição, na cidade de Goianira. Presidente Lissauer Vieira comemora. “Após mais de um ano, estamos com muita expectativa para a retomada do Alego Ativa, que leva benefícios à população do interior. E vamos seguir os protocolos sanitários, com todo cuidado, para continuar beneficiando os cidadãos do interior com serviços e cursos profissionalizantes que fazem a diferença na vida das pessoas.”
O Parlamento de Goiás prepara com muita expectativa a retomada do Programa Alego Ativa. Após mais de um ano sem que a ação social pudesse ser promovida nos municípios goianos, em decorrência da pandemia provocada pela covid-19, no dia 25 de setembro será realizada a nona edição, na cidade de Goianira, cerca de 30 km de Goiânia.

“Após mais de um ano sem edição, estamos com muita expectativa para a retomada do Alego Ativa. Esse programa é uma grande conquista do Legislativo, pois conseguimos levar benefícios à população do interior. E tudo acontece através de parcerias com o poder público, então vejo que é um ganho para todos os lados. E iremos retomar seguindo os protocolos sanitários, com todo cuidado, para continuar beneficiando os cidadãos do interior com serviços e cursos profissionalizantes que fazem a diferença na vida das pessoas”, ressalta o presidente do Legislativo estadual, Lissauer Vieira (PSB).

Publicidade

Continuação da Matéria

Piloto para próximas edições

Segundo o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Gustavo Sintra, a escolha de Goianira para a retomada da ação do Parlamento foi feita devido à proximidade com a Capital e o evento será um piloto para a realização das próximas edições. Entretanto, além daquele município, a ação envolve 25 localidades, o que faz do Alego Ativa um evento regional. “Seguiremos todos os protocolos sanitários, inclusive com aferimento da temperatura da equipe e da comunidade que irá buscar pelos serviços oferecidos.”

Sintra explica, ainda, que, nas tratativas para a realização do evento junto à prefeitura, foram levadas em consideração as condições da comunidade do Residencial Triunfo. “São cerca de 40 mil famílias que necessitam de suporte”, esclarece, além de pontuar que, apesar de o residencial ainda estar no município de Goiânia, tem muitas das suas necessidades atendidas por Goianira.

Programação

A ação prevê a oferta de serviços como: emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, Registro Civil de Nascimento (primeira e segunda  vias), Registro Civil de Casamento (segunda via) e CPF; e ainda corte de cabelo, recreação para as crianças e distribuição de mudas de árvores do Cerrado.

Estão confirmados, para essa nona edição do Alego Ativa, atendimentos em saúde com: dentista, dermatologista, cardiologia, pediatria, psicologia, profilaxia da dengue, vacinação contra febre amarela e H1N1, acupuntura e auriculoterapia, além da realização de consulta de Banco de Olhos.

A população será atendida pela carreta de panificação (Sesi/Senai), e terá corte de cabelo (Sesc/Senac), coleta de sangue (Hemocentro), cadastramento para vagas de estágio (Fieg-IEL), consulta Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e negociação de dívidas (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas-FCDL), atendimento jurídico (Defensoria Pública), atendimento e orientações (Agência Goiana de Regulação-AGR), emissão de guias (Detran-GO), atendimento ao produtor rural (Faeg/Senar).

A iniciativa ainda conta com parceiros para a 9ª Edição do Alego Ativa: Associação Goiana dos Municípios (AGM), Câmara dos Vereadores de Goianira, Prefeitura de Goianira, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Senar, Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Sebrae-GO, Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agrodefesa, Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás, Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

Publicidade

Continuação da Matéria

Edições anteriores

Desde que foi ampliado, com maior número de parceiros, o projeto Alego Ativa contabilizou mais de 24 mil atendimentos nas oito primeiras edições, que proporcionaram atendimento em diversas regiões de Goiás.

Os municípios já contemplados com as ações do projeto:
1ª Edição – Acreúna (31/05/19)
2ª Edição – São Simão (29/06/19)
3ª Edição – Luziânia (31/08/19)
4ª Edição – Alvorada do Norte (28/09/19)
5ª Edição – Catalão (19/10/19)
6ª Edição – Anápolis (30/11/19)
7ª Edição – Niquelândia (14/12/19)
8ª Edição – Itapuranga (29/02/20)

Agência Assembleia de Notícias
plugins premium WordPress