Desde 1º de fevereiro a Prefeitura de Aparecida de Goiânia está exibindo a descrição da imagem por meio da hashtag #PraCegoVer em sua página oficial do Facebook.
O sistema de leitura é presente em celulares e computadores. A iniciativa é da Superintendência de Mídia e tem como objetivo permitir que as pessoas com deficiência visual compreendam o conteúdo visual das fotos.
“O uso da hashtag é uma forma de promover a acessibilidade e inclusão digital das pessoas com deficiência visual. Além disso, é uma forma de melhorar a experiência virtual das pessoas com limitações visuais que visitam nossa página, estimulando a interação social e informando a todos os moradores os atos da administração pública” disse o prefeito Gustavo Mendanha.
“Quando descobrimos o projeto #PraCegoVer e a importância que ele tem pra quem não enxerga, imediatamente pensamos na possibilidade de trazê-lo para nossa página. Gostamos de inovar, encarar desafios e agregar cada vez mais. Com essa proposta, a página da Prefeitura de Aparecida se torna o primeiro órgão público de Goiás a adotar a hashtag”, revelou o coordenador de marketing.
A hashtag #PraCegoVer foi idealizada pela professora especialista em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e coordenadora da Educação Especial no Estado da Bahia, Patrícia Silva de Jesus, conhecida como Patrícia Braille.
Atualmente, de acordo com Patrícia Braille no texto de descrição da página do projeto Pra Cego Ver no Facebook, centenas de pessoas cegas usam a rede social com auxílio de programas leitores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo dos sites, contudo, as imagens necessitam ser descritas, para que os leitores consigam identificar seu conteúdo, transformar o Facebook em um espaço virtual mais acessível.
A descrição da imagem deve ser feita de forma objetiva, sem emissão da opinião, detalhando o cenário e os componentes existentes. Com a descrição e o auxílio de programas de leitores de tela, é possível ouvir o conteúdo que está escrito, possibilitando a construção abstrata da imagem publicada.
Diversas órgãos públicos e empresas já utilizam a proposta da hashtag #PraCegoVer em suas redes sociais como o Conselho Nacional de Justiça, senador Romário, Havaianas, Banco Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Quem disse, Berenice?, O Boticário, entre outras.
Fonte: Notícias Goiás