sábado - 23 - novembro - 2024

Cidades / Ceres / Saúde: Carreata da Saúde do Governo de Goiás de prevenção ao câncer de mama e do colo uterino estárá em Ceres

O Governo de Goiás traz até Ceres, a carreta de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino.

De maneira regionalizada, a ação disponibiliza exames de mamografia e Papanicolau e chama atenção do público feminino para os cuidados relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dos cânceres de mama e de colo do útero.

Publicidade

Continuação da Matéria

Os atendimentos são realizados com data e hora pré-definidos, na carreta da saúde, que ficará estacionada na praça cívica em Ceres, de 19 de julho a 13 de agosto de 2021, está previsto a realização diária de 30 exames de mamografia e 30 exames de citopatologia do colo uterino. A paciente interessada em ter acesso ao serviço deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde de Ceres (UBS), para poder ser direcionada para agendamento pela regulação.

A unidade móvel auxilia na prevenção e diagnóstico precoce de duas enfermidades que atingem as mulheres. “O câncer de mama, sozinho, representa quase um terço de todos os casos da doença no mundo. Enquanto o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte neste público por câncer no Brasil”, explica a coordenadora de Oncologia da Gerência de Atenção Secundária da SES-GO, Fabiana de Sousa Miranda.

Publicidade

Continuação da Matéria

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomenda, preferencialmente, o rastreamento das doenças nas mulheres da faixa etária de 40 a 69 anos para mamografia e 25 a 64 anos para exame citopatológico do colo do útero. “Por isso se fazem tão relevantes campanhas de conscientização, que incentivem o autocuidado e a prevenção”, reforça Fabiana. Ela explica ainda que “atualmente, o Papanicolau é a principal estratégia para detecção de lesões precursoras e realização do diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e que sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença”.

plugins premium WordPress