A vacinação contra a Covid-19 deu início em janeiro deste ano e, desde então, o município de Aparecida de Goiânia tem sido referência no combate e enfrentamento ao coronavírus e na imunização da população. Um levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida mostrou que a cidade já aplicou 221.226 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 166.827 como primeira dose e 48.500 como segunda.
O número representa 39,4% da população adulta que já recebeu ao menos a dose 1 do imunizante e 13% já recebeu a imunização completa com as duas doses, totalizando 54.699 pessoas tendo recebido a dosagem integral.
Os dados populacionais são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que demonstram que Aparecida tem 422.666 moradores com idade acima de 18 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser imunizada contra o novo coronavírus.
Já no Estado de Goiás, segundo dados do Consórcio de Veículos de Imprensa embasados pelas secretarias estaduais de Saúde, 10,74% da população está com a imunização completa e em todo o Brasil mais de 27 milhões de pessoas estão integralmente vacinadas contra a covid-19, o que significa 12,79% da população do País.
Publicidade
Continuação da Matéria
Balanço
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, até o momento, Aparecida já recebeu, para a 1ª aplicação, 176.232 doses, e, para a segunda, 67.400. Quanto à dose única, foram 6.300, totalizando 249.932.
“Hoje temos 4.870 disponíveis para a primeira aplicação e 11.700 para a segunda. Vacinamos em ritmo acelerado, com planejamento técnico e monitoramento constante dos trabalhos, e à medida que chegam novas remessas vamos ampliando a faixa etária para aumentarmos a cobertura vacinal em toda Aparecida”, garante ela.
Grupo prioritário
Aparecida está imunizando atualmente todas as pessoas com 40 anos de idade ou mais, independentemente da condição ou de comorbidade, bem como os grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em oito pontos de vacinação. Nesta terça-feira, 06/07, o serviço estará disponível sem necessidade de agendamento nos drive-thrus da Cidade Administrativa Maguito Vilela (Sede da Prefeitura) e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança.
Já com agendamento prévio, a vacina é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização. O agendamento é feito pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e o acesso à ferramenta pode ser feito também pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).
Publicidade
Continuação da Matéria
Aparecida de Goiânia inicia vacinação contra a Influenza para toda a população
A vacinação contra a gripe está disponível para toda a população interessada, independente de pertencer aos grupos prioritários, em Aparecida de Goiânia. De acordo com a SMS podem vacinar crianças a partir de 6 meses de idade. Assim, os aparecidenses interessados na imunização devem procurar qualquer um dos 24 postos estruturados pela Prefeitura. A vacinação ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, enquanto durar o estoque que é de 34 mil doses.
Para receber a vacina contra a gripo o morador deve apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida e cartão de vacinação. “Vale ressaltar que o intervalo mínimo entre a imunização contra a covid e contra a Influenza é de 14 dias. Então se você mora em Aparecida e não tomou ainda a vacina contra a covid-19 ou já passou de 14 dias, procure uma unidade de saúde e se imunize também contra a gripe, pois os sintomas são os mesmos e também há riscos de agravamento”, comunicou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.
A ampliação para toda a população ocorre devido ao município já ter alcançado as metas previstas para os grupos prioritários da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), como idosos, profissionais de saúde e professores, por exemplo. Eles estavam sendo imunizados desde o dia 12 de abril. Segundo a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, a vacina contra a Influenza é uma medida de prevenção essencial para proteger as pessoas da gripe reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade: “O vírus da influenza causa sintomas semelhantes aos da covid-19 e é preciso detê-lo para prevenir a doença”.