O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta segunda-feira (21/06), em Goiânia, representantes de 13 municípios do Nordeste goiano para o Encontro de Prestação de Contas da Educação e de Suporte Técnico às Secretarias Municipais. O evento faz parte do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), módulo Plano de Ações Articuladas.
Segundo o Governo estadual, a iniciativa compõe série de reuniões que visa prestar assessoramento a todos os municípios goianos e também promover prestação de contas dos investimentos realizados pelo Governo de Goiás na área educacional. A região Nordeste recebeu mais de R$ 22 milhões em investimentos, recursos direcionados, entre várias frentes de atuação, à qualificação estrutural das escolas, viabilizada por projetos para reformas e aquisição de equipamentos, distribuição de material escolar e kits de uniformes, o que inclui tênis para todos os alunos.
No último dia 20 de maio, o governador apresentou os resultados conquistados na Região do Entorno do Distrito Federal, que recebeu R$ 63 milhões em recursos.
Publicidade
Continuação da matéria
“Que a educação seja uma linha contínua e ascendente. Avançamos em todos os níveis de parcerias”, declarou Caiado ao pontuar que a iniciativa “quebra toda barreira entre Estado e municípios”. Para ele, o “entrosamento” entre as esferas da administração pública é o caminho para alcançar o benefício direto aos estudantes.
“O processo educacional tem que vir de mãos dadas com os prefeitos e prefeitas do Estado de Goiás. Temos que trabalhar de forma conjunta”, defendeu o governador.
Proposta é apoiar gestores nas ações de prestação de contas pendentes
Ao falar sobre os objetivos dos encontros regionais e a programação que se estendeu durante toda a manhã, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, reiterou o propósito de parceria com os municípios.
“Mostramos a disposição de trabalhar e caminhar juntos para melhorar o sistema de ensino em todo o Estado”, declarou.
Durante a reunião, os dados que refletem o esforço para qualificar a educação foram apresentados aos prefeitos, secretários municipais de educação e representantes das Câmaras Municipais dos seguintes municípios participantes: Alvorada do Norte, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Divinópolis, Guarani de Goiás, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Posse, Simolândia, Sítio D’Abadia e Teresina de Goiás.
Publicidade
Continuação da matéria
A reunião também tirou dúvidas dos representantes municipais sobre o Simec/PAR, disponibilizado pelo governo federal e que subsidia as ações do Plano de Ações Articuladas (PAR). Na ocasião, técnicos educacionais apresentaram o portal operacional, suas funcionalidades e serviços. O objetivo é que a prestação de contas e acesso à plataforma seja viabilizada em todas as regiões do Estado.
Entre as perspectivas para fortalecimento das ferramentas de gestão, está o lançamento, nos próximos dias, do programa Seduc Regulariza, uma parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Goiás e Procuradoria-Geral do Estado. A proposta é intensificar o apoio aos gestores municipais nas ações de prestação de contas pendentes.