
Convênio foi firmado entre o prefeito Gustavo Mendanha e o presidente da Fecomércio Marcelo Baiochi Foto: Rodrigo Estrela
9 cursos com carga horária de até 400 horas e 100% online estarão disponíveis para população de baixa renda; saiba quem pode participar
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Goiás (Senac-GO) firmou um convênio e vai ofertar 6 mil vagas em nove cursos gratuitos e 100% online para os moradores de baixa renda do município.
Alunos matriculados ou egressos da educação básica, trabalhadores de baixa renda, empregados ou desempregados poderão participar do projeto “Capacitar-seNAC – Você de volta ao mercado”, que tem como objetivo ofertar cursos profissionalizantes e impulsionar a economia de Aparecida.
O termo de cooperação que dá início ao projeto foi assinado nesta sexta-feira, 14/05, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, pelo prefeito Gustavo Mendanha, o presidente do Conselho Regional do Senac, Marcelo Baiocchi, que também preside a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), pelo secretário de Trabalho, Emprego e Renda de Aparecida, Jeferson Ferreira.
Publicidade
Continuação da matéria
“É com muita alegria que celebramos a chegada de novas oportunidades de capacitação profissional na mesma semana em que o município completa 99 anos de fundação. A cidade ganha muito, como na geração de renda para as famílias, mão-de-obra qualificada para os empresários e aumento na receita da cidade”, disse o prefeito Gustavo Mendanha.
O presidente do Conselho Regional do Senac, Marcelo Baiocchi, também comemorou as ofertas de cursos profissionalizantes no município. “Se qualificarmos a mão-de-obra da população vamos atender a demanda de vagas de trabalho ofertadas na cidade. Com profissionais capacitados as empresas vão contratar, uma vez empregadas as pessoas terão condições de consumir e isso movimentará a economia”, destacou.
De acordo com o diretor regional do Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o Senac Nacional fez uma pesquisa em todo país para apurar as reais necessidades do comércio e do mercado de trabalho neste momento de pandemia. “Foi daí que surgiram os cursos ofertados em Aparecida, como por exemplo, o Cuidador de Idoso, que tem uma grande demanda no mercado de trabalho e falta mão-de-obra qualificada para ocupar o cargo”, explicou.
Continuação da matéria
Para o secretário municipal de Trabalho, Jeferson Ferreira, as 6 mil oportunidades de qualificação chegou no melhor momento em Aparecida. “Essa parceria veio em um momento muito propício, devido à alta demanda de vagas de emprego ofertadas na cidade. São centenas de postos de trabalho ofertados diariamente e ao mesmo tempo muitas pessoas desempregadas. Isso ocorre por falta de qualificação profissional. Agora, tenho certeza de que esse problema será resolvido”, disse o secretário que afirmou ainda que em breve a plataforma para as inscrições será disponibilizada.
Confira os cursos disponíveis:
– Cuidador de Idoso (160h);
– Assistente de Recursos Humanos (160h);
– Agente Comunitário de Saúde (400h);
– Técnicas de Vendas (84h);
– Assistente Administrativo (160h);
– Recepcionista (160h);
– Estoquista (160h);
– Assistente de Logística (160h);
– Operador de Caixa (160h).