segunda-feira - 07 - julho - 2025

Estado de Goiás / Fraude / Alerta: Procon Goiás faz alerta sobre cuidados com empréstimos consignados não autorizados

Procon Goiás faz alerta sobre cuidados com empréstimos consignados não autorizados
Procon Goiás alerta sobre prática abusiva cometida pelos bancos e financeiras referente ao crédito consignado. Foto: Divulgação
Por Géssica Veloso

O Procon Goiás alerta os consumidores para uma prática abusiva que vem sendo realizada pelos bancos e financeiras referente a contratação e/ou renovação de empréstimo consignado sem a autorização do beneficiário. Aposentados e pensionistas do INSS são as principais vítimas, porque têm descontado de seu benefício o valor relacionado ao crédito consignado que não contrataram.

O artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, informa que é proibido o envio ou a entrega, sem solicitação prévia, de qualquer produto ou serviço. O superintendente do Procon Goiás, Alex Augusto Vaz Rodrigues, afirma que “é válido ressaltar que prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, é um agravante nesses casos”.

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Se a infração por parte da empresa for comprovada, após a conclusão dos processos administrativos, elas serão autuadas com uma multa que pode variar de R$680 a R$10,2 milhões, a depender da natureza, do tamanho da empresa e se há reincidência.

A orientação do Procon Goiás é que o consumidor esteja atento a movimentação bancária. Caso seja comprovado qualquer transação suspeita, o consumidor deve entrar em contato com o gerente responsável pela conta.

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Alex Augusto ainda completa dizendo que “se o consumidor for lesado por essa prática abusiva, primeiramente, ele deve ir até a agência bancária onde possui conta e solicitar que seja feito o cancelamento do empréstimo. Havendo dificuldade ou cobrança para a realização da anulação do consignado, o consumidor deve entrar em contato com o Procon Goiás que, por sua vez, tomará as medidas necessárias para defender os ditames previstos no Código de Defesa do Consumidor”.

Reclamações e denúncias ao órgão podem ser registradas através dos seus canais oficiais de atendimento. São eles: o disque-denúncia 151 (capital), telefone fixo 3201-7124 (interior) e as plataformas Procon Web (www.proconweb.ssp.go.gov.br) e Consumidor.gov (www.consumidor.gov.br).

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