
Confira o calendário de vacinação em Goiás Foto: Divulgação Secom Goiânia
Vacina só pode ser aplicada 14 dias após a 2ª dose contra a Covid-19; saiba onde se vacinar
A cidade de Goiânia e Aparecida de Goiânia começou a vacinar nesta segunda-feira, 10/05, idosos e professores contra a Influenza. A campanha contra a H1N1 começou no dia 12 de abril.
Na capital, idosos acima de 60 anos e professores podem receber a dose nas 55 salas de vacinação nos postos de saúde, além da Área I da PUC Goiás e Sesc Faicalville, na modalidade pedestre.
Serão disponibilizados também dois drive-thrus, no Shopping Passeio das Águas e no estádio Serra Dourada. O horário de funcionamento dos postos será das 8h às 17h, segundo a Prefeitura. (Clique aqui e confira a lista completa das salas de vacinação)
A cidade de Aparecida de Goiânia segue os mesmos critérios de público-alvo. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a mobilização está dividida em fases para evitar aglomerações nos locais de vacinação.
Publicidade
Continuação da matéria
25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, estão imunizando o grupo prioritário: Centro de Saúde Papillon Park; UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade; UBS Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Jardim Paraíso; UBS Anhambi; UBS Boa Esperança e UBS Santo André.
Todas as unidades seguem os protocolos de segurança sanitários com distanciamento entre as pessoas e fila de espera ao ar livre com distribuição de senhas.
O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, informa que para receber a vacina são necessários os documentos pessoais, um comprovante de endereço de Aparecida e o cartão de vacinação.
“A vacina contra a influenza é uma medida de prevenção fundamental para proteger as pessoas da gripe reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade. O vírus da influenza causa sintomas semelhantes aos da covid-19, por isso é ainda mais importante combatê-lo para, além de prevenir a doença, também evitar aglomerações de pacientes nas unidades de Saúde durante a pandemia”, ressalta.
No caso de idosos acamados, os responsáveis podem se dirigir a qualquer uma das 25 UBS’s que realizam a vacinação contra a influenza para agendar o atendimento residencial. Já os idosos institucionalizados são vacinados in loco por profissionais de saúde conforme cronograma organizado pela Coordenação de Imunização da SMS.
Publicidade
Continuação da matéria
Alerta
Como a campanha de vacinação contra a influenza acontece de forma simultânea à aplicação das doses contra a Covid-19, o Ministério da Saúde orienta que aqueles que estejam nos grupos prioritários atuais tomem primeiro a dose contra o novo coronavírus e, após 14 dias, sejam imunizados contra a influenza.
Conheça as fases de vacinação contra a influenza:
1ª fase, de 12/04 a 10/05/2021
- Crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses
- Gestantes
- Puérperas
- Trabalhadores da Saúde
- Indígenas
2ª fase, de 15/05 a 08/06/2021
- Idosos acima de 60 anos
- Professores
3ª fase, de 09/06 a 09/07/2021
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas com deficiência permanentes ou condições especiais
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do Transporte Coletivo
- Trabalhadores Portuários
- Forças de Segurança e Salvamento
- Forças Armadas
- Funcionários do Sistema prisional
- População privada de liberdade

