Durante as comemorações dos 64 anos de Crixás várias atrações foram realizadas pela administração, a tradicional Festa do Pequi, a escolha da Miss e Mister Crixás 2017, show gospel, desfile cívico estudantil, entrega de benefícios inaugurações de obras.
O município de Crixás comemorou de 26 a 30 de outubro, os seus 64 anos de emancipação política, com a realização do tradicional Festival Cultural do Pequi, esse ano na sua 12ª edição.
O prefeito de Crixás, Plínio Luiz Nunes de Paiva (PR) juntamente com a primeira-dama Raissa Marzochio de Sousa, o vice-prefeito, doutor Júnior Oliveira, toda Câmara de Vereadores e empresários do município realizaram uma grandiosa festa para celebrar a data, com várias atrações: Escolha da Miss e Mister Crixás 2017, show gospel, desfile cívico estudantil, entrega de benefícios e inaugurações de importantes obras.
A abertura da festa foi no dia 26, com o show com a Banda Gospel Pedras Vivas na Feira Coberta e a escolha da Miss e Mister Crixás 2017. Estiveram presentes o prefeito Plínio Paiva, a primeira-dama Raissa, o vice-prefeito Júnior Oliveira e familiares, a secretária de Administração, Aulcilene (Pretinha) como é mais conhecida e demais secretários, vereadores do município, entre outras autoridades.
O prefeito Plínio Paiva falou em entrevista ao Editor-Presidente e Diretor-Geral do jornal Espaço, Marcelo José de Sá, sobre as festividades comemorativas dos 64 anos de Crixás e das ações do seu primeiro ano de mandato.
“A Festa do Pequi completou nesse ano, 12 anos de sua realização. É uma festa que envolve toda população crixaense. A população espera o ano todo para participar da festa, que envolve também o aniversário da cidade. Esse ano Crixás completa seus 64 anos de emancipação política no dia 30 de outubro. E é com grande alegria que nesse ano eu estou comemorando juntamente com toda população crixaense mais um aniversário do nosso querido município de Crixás, e estando a frente do executivo municipal, isso para mim é uma honra. Nós temos grandes parceiros que colaboram na realização da Festa do Pequi, a Mineração Serra Grande, que é o maior parceiro da Prefeitura para a realização dessa festa, junto ao Governo do Estado; a Câmara de Vereadores, enfim, toda população está envolvida nesse acontecimento que já é conhecido em todo Estado de Goiás e nacionalmente”, apontou o prefeito.
Segundo o prefeito Plínio a Festa do Pequi cresceu muito nos últimos anos e o espaço onde o evento é realizado já não está mais acomodando tanta gente durante a sua realização, além de estar trazendo certos transtornos aos moradores e comerciantes dos arredores da Feira Coberta, local onde se realiza todos os anos o evento. “A Festa do Pequi cresceu muito nos últimos anos, e a gente vê que no local onde ela é realizada todos os anos, na Feira Coberta, devido o espaço não estar mais comportando tanta gente, a festa também está trazendo certos transtornos para os comerciantes daquele local bem como também para os moradores daquela região da Feira Coberta. E nós precisamos tomar alguma medida, cautelosa, com respeito ao local onde vamos realizar essa festa no ano que vêm; temos que estudar uma forma ou de retira – lá de lá, ou de fazer ela dentro da feira, usando um tablado, porque o transtorno é muito grande para quem mora no entorno da feira e para os comerciantes dali também”, disse o prefeito.
Sobre as comemorações dos 64 anos de emancipação política de Crixás, o prefeito Plínio falou que o desfile cívico estudantil que vai se realiza no dia 30 de outubro, data que se comemora o aniversário do município está sendo muito esperado pelos munícipes e que a expectativa para um grande acontecimento é bastante esperada. Plínio falou também sobre as obras que o município está começando a receber pela sua administração. “Vamos realizar no dia 30 o desfile cívico estudantil que envolve todas as escolas e colégios do município, é uma realização da Prefeitura de Crixás com a Secretaria de Educação, que também aglutina todas as demais secretarias da nossa administração, e eu tenho certeza que vai ser um evento muito bonito, estamos aguardando a presença de autoridades, o deputado estadual Francisco Oliveira, o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, entre outras autoridades. E com certeza vai ser uma festa muito bonita nos 64 anos de Crixás. Nós estamos dando um pontapé inicial nas obras ainda nessa semana do aniversário da cidade. Nós estamos ai concluindo algumas pontes da zona rural, em locais que há mais de 10 anos não existiam essas pontes, e que a gente já consegui fazer nesses primeiros 10 meses de administração. Hoje nós estamos com todas as certidões e outras documentações da Prefeitura em dias para a realização dos convênios; nós estamos com ambulâncias novas e chegando agora duas ambulâncias grandes de UTI Móvel, conseguimos comprar com ajuda do Governo do Estado, um Raios-X novo que custou cerca de R$ 300 mil para o Hospital Municipal; Posto de Saúde novo dentro da Cidade, enfim são várias ações, maquinário novo chegando, asfalto sendo construído dentro do distrito de Auriverde, e estamos realizando ações em todas as áreas da nossa administração.
O prefeito falou também da sua equipe de governo e do apoio que a Prefeitura tem da Câmara Municipal. “Nós temos uma equipe boa de governo, uma equipe jovem, porém disposta a trabalhar, que tem vontade de crescer e que as coisas se realizem e eu tenho confiança na minha equipe. Nós temos o apoio da Câmara Municipal com parcerias com todos os vereadores, com nosso presidente, Tiago Oliveira Dietz, e os demais vereadores: Álvaro Lopes, Cleiton Pereira, Divino Ferreira, Gleibson Gonçalves, Jarbas Moreira, João de Lima, José Gonçalves, Mauro Martins, Onízio José e o Pedro Fernandes, então, a nossa parceria é boa com o legislativo”, avaliou Plínio.
Para encerrar o prefeito Plínio disse ainda que as dificuldades são muito grandes de administrar um município grande como Crixás, mas que está confiante, pois foi um pulo, segundo ele, muito grande em sua carreira política, o de sair de um cargo de vice-prefeito, o primeiro cargo político de sua carreira política, para o cargo de prefeito de Crixás. “Foi um pulo muito grande né? As dificuldades de administrar um município grande como Crixás são grandes. Tem ainda as heranças das dívidas deixadas pela administração passada e são muitas essas dificuldades, mas as dificuldades, elas estão ai pra gente enfrentar e vencê-las e nós estamos enfrentados estas dificuldades de cabeça erguida, dentro das nossas condições, e tenho certeza que nós vamos, ao final do nosso mandato, poder olhar pra trás e ter o reconhecimento das pessoas da comunidade de Crixás”, concluiu o prefeito Plínio Paiva.
Aniversário da cidade
O prefeito de Crixás, Plínio Paiva juntamente com a primeira-dama Raissa Marzochio, o vice-prefeito doutor Júnior, o deputado estadual Francisco Oliveira, o Presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, o representante da Mineração Serra Grande, Rogério Carvalho, vereadores e demais autoridades da cidade, acompanharam na segunda-feira, do dia 30 de outubro, data que comemora o aniversário de Crixás, o desfile cívico estudantil em comemoração aos 64 anos de emancipação do município.
O evento que se estendeu pelo final da tarde e não só proporcionou grande orgulho, como também deixou na memória de todos os crixaenses, um imenso exemplo de força, união e respeito que todos têm pela querida cidade de Crixás. “Vale ressaltar o esforço de todos envolvidos, pessoas que temos uma imensa admiração e gratidão. Agradecemos a todos pela colaboração para que este evento ocorresse de forma tão plena e bela. Um elegante desfile, que soube transmitir essa sensação tão afável que é ser Crixaense”, disse o prefeito Plínio Paiva.