Comércios devem fechar um dia na semana, respeitando o escalonamento regional Foto: Enio Medeiros
Medida vale a partir deste domingo, 02/05. Cidade poderá funcionar normalmente aos finais de semana
A partir deste domingo, 02/05, o município de Aparecida de Goiânia retornará ao cenário verde, de risco baixo, com fechamento das macrozonas apenas uma vez durante a semana, de segunda a sexta-feira. Com a nova flexibilização, a cidade pode funcionar normalmente aos finais de semana. A diferença é que agora as atividades comerciais poderão abrir aos sábados e domingos.
A medida foi anunciada no final da noite de ontem nas redes sociais da Prefeitura, mas na última semana o prefeito Gustavo Mendanha já havia sinalizado a flexibilização durante uma live.
Na ocasião, ele disse que o município estudava diminuir as restrições após o índice de transmissão da Covid diminuir e marcar 0,88. “Essa mudança de cenário se dá em relação a redução dos índices de contaminação e análise também do número de ocupação de leitos de UTI. E, claro, eu tenho defendido a volta das atividades econômicas com muita responsabilidade”, disse Gustavo.
Nas redes sociais, a Prefeitura reforçou sobre a importância de todos cumprirem as medidas sanitárias. “Use máscara, faça o distanciamento social, respeite o dia de fechamento da macrozona e higienize as mãos”.
Publicidade
Continuação da matéria
Saiba que dia sua macrozona deve fechar
As 10 macrorregiões foram divididas em Jardim Alto Paraíso, Vila Brasília, Buriti Sereno, Expansul, Papillon Park, Santa Luzia, Zona da Mata, Centro, Cidade Livre e Garavelo. Os fechamentos regionais acontecem um dia por semana, em duas das macrorregiões diferentes. Nas segundas-feiras serão fechados os comércios nas macrorregiões da Vila Brasília e Jardim Alto Paraíso; nas terças-feiras não funcionarão os estabelecimentos da região do Garavelo e Zona da Mata; nas quartas ficam fechadas as macrozonas do Centro e do Expansul; nas quintas-feiras não funcionam as macrozonas do Papillon Park e Santa Luzia. Já nas sextas-feiras, fecham as macrozonas do Buriti Sereno e Cidade Livre. Todas podem abrir aos sábados e domingos.
Eventos seguem proibidos
Mesmo com a mudança de cenário, a realização de festas, eventos e shows com música ao vivo continua suspensa por tempo indeterminado. Restaurantes, bares e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, praças de alimentação nos Shoppings Centers, lanchonetes, casas de chá, de suco e similares, poderão funcionar, desde que seja respeitado o horário de funcionamento até as 22h.
Publicidade
Continuação da matéria
Boletim
Aparecida de Goiânia registra hoje 61.759 casos confirmados da Covid-19, mais de 59 mil casos recuperados e 1.144 vítimas da doença. Ainda segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura, a taxa de ocupação total em UTIs do município é de 64%.
Ainda segundo a Prefeitura, a cidade já aplicou, até esta segunda-feira, 26/04, 80.141 doses de vacina contra a Covid-19 em idosos, profissionais de saúde e das forças de segurança. Assim, cerca de 13% da população de Aparecida já foi imunizada com ao menos uma dose. Atualmente o município imuniza idosos acima de 60 anos.