
Transmissão da Covid-19 em Aparecida de Goiânia diminui. Foto: Claudivino Antunes
Índice é menor que o de Goiânia. Resultado indica uma tendência de desaceleração do vírus na cidade
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam uma tendência de recuo da epidemia de coronavírus em Aparecida de Goiânia para 0,88. O número é menor que o de Goiânia. O resultado foi divulgado pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 após o quadro epidemiológico do município, tendo como base a matriz de risco elaborada pelo Ministério da Saúde.
Esse índice é um dos oito indicadores adotados pelo órgão de saúde para avaliar a evolução da epidemia na cidade. Ou seja, cada 100 pessoas com coronavírus podem contaminar 88 pessoas, o que indica uma tendência de desaceleração da doença no município de acordo com parâmetros do Imperial College de Londres.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, o indicador R em Aparecida é calculado com base na testagem. O município realiza cerca de 1,5 mil testes diariamente, por agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou postos drive-thru e atingiu 250 mil testes nesta última semana,
O município continua no cenário amarelo de risco moderado e próximo ao cenário verde. O efeito dessa desaceleração também já é visto nos hospitais. “Percebemos uma queda no número de óbitos e notamos também uma menor pressão sobre a nossa rede de saúde. Isso demonstra que o nosso trabalho, o tratamento dos contaminados, a testagem em massa e o isolamento social têm dado resultado”, afirmou o secretário Alessandro.
Durante a reunião também foram discutidas pautas apresentadas por segmentos econômicos que ainda estão com atividades econômicas suspensas ou restritas no município. Alessandro ainda completa dizendo que “o diálogo com o Terceiro Setor sempre foi importante. O escalonamento regional tem 98% de adesão graças ao bom diálogo que temos estabelecido com todos aqueles que movimentam a economia da cidade”.
Publicidade
Continuação da matéria
Vacinas
Documentos que comprovam o modo de cálculo para a distribuição das vacinas entre os municípios considerando a divisão de grupos prioritários foram solicitados à Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiás (Suvisa-GO) pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), por meio da 4ª Promotoria de Aparecida de Goiânia.
É preciso também informar se a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) utilizou-se de critério divergente do estabelecido no Plano Nacional de Imunização (PNI) ou, ainda, tenha expedido normas complementares ou tenha se valido de interpretação para as quais não tenha havido concordância prévia do Ministério da Saúde. O promotor de Justiça Reuder Cavalcante afirmo que “é preciso avaliar o critério de cálculo e a forma de distribuição de doses para cada município, bem como quais questões estão sendo consideradas. Por isso as informações estão sendo requisitadas por ofício”.
Publicidade
Continuação da matéria
Boletim
De acordo com a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, até as 17 h deste domingo, 18, o município realizou 254.645 testes de diagnóstico de Covid-19. Nas últimas 24 horas foram confirmados 164 novos casos na cidade. Aparecida possui 971 casos ativos, que estão hospitalizados ou monitorados pela Telemedicina, oxímetros e exames.
De 60.273 casos confirmados, 58.226 estão recuperados e 1.076 vieram a óbito por Covid-19, com nove confirmados nas últimas 24h. A taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde está em 69%.