domingo - 24 - novembro - 2024

DF possui lei que cria política de doação de medula óssea

O Brasil é o detentor do terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, encontrando-se nele cadastradas aproximadamente quatro milhões de pessoas. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha. Essa excelente posição deve-se a uma legislação moderna e ações desenvolvidas pelos governos e a sociedade que contribuem para conscientizar a população sobre a necessidade de tal iniciativa em defesa da vida.

Em Brasília, por exemplo, encontra-se em vigor a Lei nº 5.343/2014, de autoria da deputada distrital Luzia de Paula. A norma estabelece diretrizes, objetivos e ações para a implantação da Política de Mobilização para Doação de Medula Óssea no Distrito Federal. O objetivo da norma, segundo a autora, é aumentar o número de doadores, incrementar as campanhas de incentivo e esclarecimento e divulgar e conscientizar a população sobre a importância e a necessidade das doações.

A parlamentar afirma que a lei tem como principais diretrizes a integração da população com a Fundação Hemocentro de Brasília, a mobilização do setor de saúde para o funcionamento da política, o relacionamento com as políticas e ações do Sistema Único de Saúde, a articulação das áreas de governo e da sociedade e a divulgação estratégica dos procedimentos de doação.

“Embora os dados apontem o Brasil em uma situação melhor que outros países, não podemos negar que é preciso aumentar o número de doadores de medula óssea no Distrito Federal. Esse problema deve-se a pouca informação sobre a importância dessa prática no sentido de salvar vidas. Por isso, não temos dúvida de que a implementação de uma política que traga em seu bojo a realização de campanhas permanentes junto à população sobre a necessidade de doar medula óssea, contribuirá efetivamente para incrementar o cadastro de doadores e, logicamente, melhorar o atendimento das pessoas que se encontram na lista do GDF aguardando a disponibilidade de medula óssea para o tratamento de sua saúde”, informa Luzia de Paula.

A Fundação Hemocentro de Brasília informa que pode ser doadora pessoa com idade entre 18 e 55 anos e que deve também apresentar bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). Uma vez cadastrada, a pessoa poderá ser chamada a doar, desde que identificada como compatível com algum paciente. A FHB/DF é localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 03 – Asa Norte. Para formação de grupos de doadores os interessados devem ligar para (61) 3327-4413, 3327-4447 e 99136-2495 (WhatsApp).

Fonte: Ascom Luzia de Paula

plugins premium WordPress