Presidente é contra medidas restritivas à circulação. O Brasil, considerado epicentro da doença, tem quebrado recordes de casos e mortes. Foto: Igo Estrela / Metrópolis
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar decretos de isolamento social, medida restritiva adotada para controle da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Nesta quarta-feira (7/4), em viagem a Chapecó, em Santa Catarina, o chefe do Palácio do Planalto descartou um “lockdown nacional”.
Publicidade
continuação da matéria…
“Não vai ter lockdown nacional, como alguns ousam dizer por aí, que as Forças Armadas deveriam ajudar governadores em medidas restritivas. O nosso Exército Brasileiro não vai à rua para manter o povo dentro de casa”, afirmou.
O Brasil tem mais de 13,1 milhões de casos confirmados do novo coronavírus e 337 mil óbitos em decorrência da doença. O Ministério da Saúde aplicou 23 milhões de doses da vacina (entre primeira e segunda doses). Atualmente, o país é o epicentro da doença no mundo.
Desde o início da pandemia, o presidente manifestou-se contrariamente a medidas como isolamento social, fechamento de setores da economia e uso de máscara. Ele chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar decretos de governadores.
Agenda no Sul
O chefe do Executivo federal visitou o Centro Avançado de Atendimento à Covid-19 no estado. Estavam presentes no evento o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e a governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido).
Acompanham o presidente na agenda no Sul do país os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga; das Relações Exteriores, Carlos Alberto França; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; e da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni.
Publicidade
continuação da matéria…
Após Chapecó, Bolsonaro terá agenda em Foz do Iguaçu (PR), para acompanhar o término da obra da pista de pouso e decolagem, além de inaugurar o novo pátio de manobras e a duplicação da via de acesso ao aeroporto da região.
O titular do Planalto também participará da cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira.
À noite, em São Paulo, o presidente vai se reunir com grandes empresários brasileiros. O objetivo do encontro, articulado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, é reaproximar o mandatário da República dos responsáveis pelo mercado financeiro.