Governador Ronaldo Caiado: “Nos deem esses 14 dias, promovam o isolamento, o momento é de lutar pela vida” // Foto: reprodução
Em pronunciamento transmitido pelas redes sociais, governador faz apelo à população para que mantenha isolamento social e ações preventivas e homenageou profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença, bem como forças de segurança que estão no “campo de batalha”
Manoel Messias Rodrigues
No dia em que Goiás rompeu a marca de 10 mil mortes causadas pela Covid-19, o governador Ronaldo Caiado fez um pronunciamento, na tarde desta quinta-feira (18/03), para se solidarizar com as famílias das 10.045 vítimas fatais da Covid-19 em Goiás e pedir à população que se conscientize diante do atual cenário da pandemia.
“Hoje é um dia triste. Peço a vocês que, por favor, entendam o momento que estamos vivendo. São vidas, não números. São pessoas queridas que se foram neste um ano”, declarou.
As mais de 10 mil vítimas, frisou o governador, não se resumem a uma estatística.
“São amigos, familiares ou conhecidos. Elas são histórias interrompidas pela pandemia”, disse.
Na mensagem, o governador homenageou os profissionais que atuam na linha de frente, “com coragem e determinação”. Mencionou equipes de saúde compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, maqueiros e pessoal de limpeza. Destacou as forças de segurança que estão no que chamou de “campo de batalha”.
Publicidade
continuação da matéria…
Abre e fecha
O governador reconheceu que é difícil conviver com as determinações de “abre e fecha” do comércio e manter as medidas de isolamento social, o que requer ficar distante dos entes queridos. No entanto, pediu a colaboração dos goianos.
“Nos deem esses 14 dias, promovam o isolamento”, disse, em referência ao decreto estadual que entrou em vigor na quarta-feira (17/03) e que restringe o funcionamento de atividades econômicas. “O momento é de lutar pela vida. Este é, indiscutivelmente, a mais importante de todas as nossas metas”, pontuou.
Publicidade
continuação da matéria…
Leitos estão quase esgotados, adverte governador
No vídeo de cerca de quatro minutos, veiculado pelas redes sociais, que pode ser visto aqui, Caiado chamou a atenção para o fato de que o vírus é letal e não faz distinção entre pessoas. Cita que as variantes estão mais agressivas, o que exige cuidado redobrado.
“Esse novo vírus tem um potencial de transmissibilidade muito maior, com a carga viral muito maior”, alertou.
Ele ainda lembrou que, por mais que o governo estadual tenha expandido a estrutura de saúde, a partir dos hospitais de campanha, a demanda é tão grande que os leitos estão quase esgotados.
Na última terça-feira (16/03), o governador determinou novas restrições ao funcionamento de atividades econômicas em todo território goiano. Inclusive, já está em vigor o chamado revezamento 14×14. São duas semanas de restrições e outras duas com funcionamento normal das atividades.
Paralelo a isso, Caiado anunciou um pacote de medidas para combater os efeitos provocados pela Covid-19. As ações visam amparar especialmente os setores econômico e social. Entre elas está a prorrogação do prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); a destinação de R$ 112 milhões para empréstimos a micro e pequenos empreendedores, com taxa de juro zero; a aquisição e distribuição de 250 mil cestas básicas; e o repasse de R$ 28 milhões para ações sociais nos municípios.