Enterros em valas comuns viraram rotina em várias partes do Brasil devido ao grande número de mortes – (Foto Reprodução/Secom Manaus-AM)
O País somava até esta quarta-feira (10) 270.917 vítimas pela doença, com 11.205.972 infectados
O Brasil atingiu nesta quarta-feira (10) uma marca recorde e macabra. Pela primeira vez foram registradas 2.349 novas mortes provocadas pelo coronavírus em um intervalo de 24 horas. A informação foi divulgada pelo consórcio de veículos de imprensa criado para compartilhar com os brasileiros informações bem apuradas e reais sobre a evolução da Covid-19. Este consórcio é formado pela TV Globo, G1, GloboNews, O GLOBO, Extra, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Os dados foram consolidados às 20 horas.
Esta é uma marca bastante negativa. Divididas as 2.349 mortes pelos 86.400 segundos ou 1.440 minutos que temos em 24 horas, a cada 37 segundos, em média, um brasileiro morre vítima da Covid-19 no Brasil.
Publicidade
continuação da matéria…
A marca é assustadora e o colapso nos sistemas de saúde público e privado em todo o País, com falta de leitos de enfermarias e de UTI’s para tratamento dessa doença, as filas de espera nas unidades de saúde, as aglomerações clandestinas, a falta de colaboração de parcela da sociedade no cumprimento das medidas sanitárias, como o não uso das máscaras faciais, por exemplo, podem fazer com que esse quadro piore.
Se nada melhorar, podemos chegar ao final do mês de março superando 3 mil mortes por dia por causa da Covid-19.
O Brasil somava até esta quarta-feira 270.917 vítimas pela doença, com 11.205.972 infectados – 80.955 novos diagnósticos foram reportados nesta data.
Publicidade
continuação da matéria…
A média móvel de mortes no País nos últimos 7 dias chegou a 1.645, também um recorde. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de 43%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença, informou o G1.
Vinte e dois estados estão com alta nas mortes: PR, RS, SC, ES, SP, GO, MS, MT, AC, AP, PA, RO, TO, AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE.
O Brasil é o país que tem a maior média de mortes do mundo. Líder em óbitos, registra quase 25% das mortes por Covid-19 no mundo em 24 horas.