sábado - 23 - novembro - 2024

Comportamento: Cultura do cancelamento incomoda 87% dos brasileiros, segundo pesquisa

O ator Lucas Penteado foi vítima da cultura do cancelamento em rede nacional durante sua participação no BBB 21 Foto: Reprodução

Pesquisa realizada pela Hibou, constatou que o programa Big Brother Brasil gera emoções negativas e desperta gatilhos em quem assiste. Mais de 86% dos fãs do programa sentiram raiva, tristeza e preconceito nas últimas duas semanas

O reality show Big Brother Brasil iniciou há três semanas e já foi palco de diversas polêmicas, como o cancelamento com alguns integrantes do jogo exposto em rede nacional. O banimento fez com que um dos jogadores, o ator Lucas Penteado, pedisse para sair do jogo no último final de semana após sofrer ser vítima de alguns participantes da casa mais vigiada do Brasil.

Os casos que vêm acontecendo dentro do BBB já se tornaram os assuntos mais comentados no país. Uma pesquisa independente realizada pela Hibou aponta que 52% dos brasileiros estão acompanhando o reality show global.

Além disso, a pesquisa também mostrou que 86% das pessoas que acompanham o programa já sentiram emoções negativas fortes em duas semanas de programa, em ordem de expressividade, são mais comuns os sentimentos de raiva, tristeza, preconceito, humilhação, indignação, nojo, repúdio e falta de empatia. 6,7% dos entrevistados está pensando em parar de assistir ao programa, sendo 50% por achar o conteúdo pesado.

A pesquisa mediu a presença da cultura do cancelamento no dia a dia dos brasileiros. O significado da expressão “cancelamento” foi reconhecido por 61,8% dos brasileiros e as opiniões variam. Após a explicação do termo para todos os entrevistados, 44% entendem que cancelar não é algo novo, mas o que é novo é o repúdio ao ato por meio das redes sociais.

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38% dos brasileiros informaram que sofreu algum tipo de cancelamento em algum momento da vida. Entretanto, mesmo com a indicação de repúdio ao ato, 50,7% das pessoas já ocuparam o papel de “cancelador” contra uma marca ou empresa, 52,7% com artistas ou páginas nas redes sociais e 48,6% com pessoas da sua relação direta.

Antes de sair cancelando, 55,1% dos brasileiros acredita que é preciso entender os dois lados da história e para 54,7% isso pode se tornar uma arma na mão de pessoas mal intencionadas.

Justificativa

Para 51,4% o que chama mais atenção no programa BBB é a possibilidade de bisbilhotar o comportamento das pessoas, 49,4% gosta mesmo é dos conflitos por opiniões e atitudes distintas e 39,8% adora as provas de líder e anjo. Uma fatia de 25,3% relaxa assistindo ao BBB, 22,5% gosta mesmo é das festas, 19,9% assiste para ter assunto com os amigos, 19,6% simplesmente acompanha a rotina do dia a dia na casa e 8,5% fica de olho nos casais que se formam.

“Apesar de ser um conteúdo de grande entretenimento, com as últimas polêmicas da casa, consideradas as mais pesadas e complexas de todas as edições, 6,7% dos entrevistados está pensando em parar de assistir ao programa, principalmente, em função da ausência de um clima feliz (51,3%), conteúdo pesado (50,6%), muita discussão boba e pouca diversão (43,8%) e cansaço do assunto de cancelamento (36,9%)”, conclui Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

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Segundo a Hibou, um total de 2467 pessoas responderam de forma digital, entre 5 e 6 de fevereiro, em território nacional, garantindo 95% de significância e 2% de margem de erro nos dados revelados. A faixa etária é acima de 20 anos, englobando o público ABCD, sendo 56% casados e 58% mulheres.

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