quinta-feira - 09 - maio - 2024

Estados / Mato Grosso do Sul / Denúncias Trabalhistas / Aumento: Mato Grosso do Sul tem aumento de 33% no índice de denúncias trabalhistas em um ano

Sede do MPT/MS
Sede do MPT/MS. Foto: Reprodução

 

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

O número de notificações cresceu 33% em comparação ao ano anterior, refletindo preocupações crescentes com as irregularidades trabalhistas em Mato Grosso do Sul

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT/MS) divulgou um aumento expressivo no volume de denúncias trabalhistas recebidas nem 2023. Foram formalizadas 1.849 notificações de supostas irregularidades praticadas por empregadores ou gestores públicos, marcando um crescimento de 33% em relação às 1.246 denúncias registradas em 2022.

Dentre as denúncias recebidas, 397 transformaram-se em inquéritos civis, que têm como objetivo investigar as alegações de irregularidades. Além disso, o MPT/MS conseguiu firmar 59 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e ingressou com 133 ações judiciais buscando a responsabilização de empregadores e gestores públicos por violações aos direitos dos trabalhadores.

Sede do MPT/MSSede do MPT/MS. Foto: Reprodução

As denúncias abrangem uma ampla gama de questões, com destaque para problemas relacionados ao atraso ou falta de pagamento de salários, horas extras e verbas rescisórias, não recolhimento de contribuições previdenciárias e do FGTS, além da ausência de registro formal do contrato de trabalho.

A segunda categoria mais denunciada envolve o meio ambiente de trabalho, incluindo a inobservância das normas de saúde e segurança, seguida por denúncias de desrespeito à igualdade de oportunidades, violência, assédio e discriminação no ambiente laboral.

 

Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Contatos de Reportagens e Marketing:

62 9 9989-0787 Vivo

62 9 8161-2938 Tim

62 9 9324-5038 Claro

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress