domingo - 19 - maio - 2024

Estados / Goiás / Dengue: SAÚDE ANUNCIA VOLTA DOS CARROS FUMACÊS PARA CONTER AVANÇO DA DENGUE; GOIÁS É O 2º ESTADO NO PAÍS EM MORTES POR DENGUE

Coordenador estadual de Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde de Goiás disse que bombas pesadas para veículos (carros fumacês) foram adquiridas. Foto: ReproduçãoPor: Marcelo José de Sá – Editor-Presidente e Diretor-Geral do Site do jornal Espaço

O avanço da dengue em Goiás fez o Estado chegar a segunda posição em número de mortes pela doença em 2022, com 6 casos já nos primeiros 3 meses do ano. Apenas a Bahia está a frente. Além disso, os goianos lideram uma lista com mais casos confirmados da doença no país, chegando a 35 mil contaminados.

Publicidade

Continuação da Matéria

Durante entrevista exibida no Jornal Brasil Central Edição da Noite desta segunda-feira (21), O coordenador estadual de Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde de Goiás, Murilo do Carmo, afirmou que vários fatores contribuiriam para estes resultados ruins no estado, como a circulação de dois tipos de vírus, a dengue tipos 1 e 2. “Nós temos um intenso período chuvoso no Estado de Goiás. Isso fez com que aumentasse a oferta de água nos criadouros e aumentasse a quantidade de Aedes aegypti. Somado a isso, a baixa adesão da sociedade em ajudar o poder público a conter o avanço dessa doença”, analisou.

VOLTA DOS CARROS FUMACÊS E OUTRAS AÇÕES PARA CONTER AVANÇO DA DENGUE EM GOIÁS

Em resposta ao grande número de doentes e recorde de casos fatais, Murilo do Carmo falou das ações que estão sendo tomadas pela Secretaria da Saúde, como aquisição de bombas pesadas para veículos (conhecidas como carros fumacês), inseticidas e medicamentos. Além da qualificação dos profissionais de saúde para diferenciar os casos de dengue, covid, chikungunya, zika vírus e direcionar corretamente o tratamento para cada caso. “A nossa intenção com isso é minimizar o efeito da dengue na sociedade goiana”, justificou.

Publicidade

Continuação da Matéria

Coordenador estadual de Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde de Goiás, Murilo do Carmo. Foto: Reprodução

Da Redação do Site do jornal Espaço
Dengue. A quanto tempo essa praga existe em meio de nós? Essa é a pergunta que eu faço as autoridades e a população, que ultimamente está calada vendo seus familiares serem mortos. Até quando vamos viver em meio a uma sociedade governada por homens que mais parecem mariposas (insetos), mas sem direção de onde vão pousar. Aonde está a sabedoria, o conhecimento desses homens que forma escolhidos pela sociedade; e digo mais, pela sociedade do mundo inteiro. Homens colocados no poder pela autoridade de Deus. Pobres homens que se dizem sábios, mas de sabedoria fracassada, de sabedoria sem consentimento de Deus; vivem como insetos que não sabem onde vão pousar. E pelo conhecimento que me é dado por Deus, que sei até as mariposas sabem onde vão pousar, porque não tem sabedoria e nem pénsamento, mas como são criaturas de Deus, tem o toque de Deus para os direcionar. Buscai a Deus homens do poder, buscai sabedoria que vos pode ser dada de graça e use-a para fazer o bem, antes que Deus não tenha mais dó dessa Terra, desse Universo, que é o nosso lar.

ABC Digital 

plugins premium WordPress