segunda-feira - 20 - maio - 2024

Cidades / Goiânia / Meio Ambiente: Prefeitura de Goiânia determina plantio de 26 mil mudas de árvores como compensação ambiental por obras do BRT

Prefeitura de Goiânia determina plantio de 26 mil mudas de árvores como compensação ambiental por obras do BRT na Avenida Goiás. Foto: Paulo José

Empresa que administra obras fará plantio de cinco mil mudas por mês, até fevereiro de 2023, para atender Termo de Compromisso Ambiental (TCA) que autorizou retirada de 90 árvores na Avenida Goiás. Amma autorizou primeiro plantio na Área de Preservação Permanente no Residencial Senador Albino Boaventura e Parque das Flores, realizado na quinta-feira (06/10)

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do jornal Espaço

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), determinou o plantio de 26 mil mudas de árvores em Área de Preservação Permanente na capital, conforme Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com a empresa que administra as obras do Bus Rapid Transit (BRT).

O plantio será feito antes do andamento das obras, que seguem no módulo entre a Praça Cívica e a Avenida Independência. “Além deste, a empresa fará o plantio de mudas em cada um dos três trechos, após as conclusões de cada etapa”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.

Publicidade

Continuação da Matéria

O Residencial Senador Albino Boaventura será a primeira Área de Preservação Permanente (APP) contemplada com os 2.275 mil novos plantios, que foram feitos na quinta-feira (06/10). No local, a Amma autuou e desapropriou, em julho, invasores que realizavam plantio e comercializavam mandiocas.

O Parque das Flores receberá outras 2.725 mudas. “O intuito é reduzir o impacto ambiental com as retiradas das árvores, e garantir a compensação no trecho do BRT e em áreas desmatadas da capital”, explica o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da Amma Goiânia, Ormando Pires.

Na Avenida Goiás, o novo plantio será feito na medida em que as obras de cada um dos três trechos entre a Praça Cívica e a Avenida Independência, no Centro, forem concluídos. “Terminando o plantio, a empresa está autorizada a dar início às obras, para garantir a manutenção do meio ambiente na região”, ressalta o presidente da Amma.

Publicidade

Continuação da Matéria

A região central receberá, ainda, 1.350 mudas de árvores que serão plantadas na Avenida Goiás e em locais de influência da obra, como vias adjacentes. “O objetivo da Amma é garantir que a arborização da cidade seja o menos possível impactada, assegurando o plantio e manutenção. Elas são essenciais para infiltração de água, por meio das raízes, para a diminuição da temperatura das vias com suas sombras e são o habitat, além de ofertarem alimentos para animais”, explica Luan Alves.

A Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) foi contratada pela empresa que administra as obras, e será a executora das retiradas e dos novos plantios.

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia

Instagram:  jornal Espaço

plugins premium WordPress