quinta-feira - 09 - maio - 2024

Brasil / Estados / Pará: “A responsabilidade de cuidar da Amazônia não é só do Brasil”, diz Lula antes de cúpula

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

 

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

Lula faz a live semanal de Belém, onde abrirá encontro com países amazônicos. Maduro, da Venezuela, cancelou participação na última hora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu a sua live semanal direto de Belém (PA) nesta terça-feira (8/8), de onde abre, em seguida, a Cúpula da Amazônia.

O tema meio ambiente dominou a conversa com o jornalista Marcos Uchôa, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). “Não temos o direito de ser o único animal da Terra a destruir o seu lar”, afirmou Lula. “É importante preservar a Amazônia para manutenção da espécie humana”, acrescentou.

Lula também fez um alerta: “A responsabilidade de cuidar da Amazônia não é só do Brasil. É de todos”.

eja aqui a íntegra da live:

“Eu entendo um pouco de política e posso dizer que a história da defesa da Amazônia vai ter dois momentos: antes e depois deste encontro. Porque esse encontro é a coisa mais forte já feita em defesa da questão do clima”, disse Lula, na transmissão.

“Na Amazônia tem muita gente pobre, muita gente que vive de pesca, muita gente que vive de caça, que vive de trabalho manual, trabalho artesanal, que vive trabalhando colhendo castanha. São pessoas pobres, mas que vivem muito melhor do que a gente vive num centro urbano, apinhado de gente e carro. É preciso levar a a essas pessoas oportunidade de estudar, de ter acesso à educação, ao lazer, a uma boa qualidade de saúde”, discursou o presidente brasileiro.

“O cidadão que invade uma floresta e vai cortando as coisas sem pedir licença, vai garimpando sem pedir licença, pegando minério, não pode mais fazer isso. Isso não é possível. Isso tem que acabar. E ninguém venha dizer que isso é radicalismo, é defesa da floresta, defesa da Amazônia, defesa do planeta e defesa do nosso direito de respirar ar puro e beber água limpa”, afirmou Lula.

“A questão ambiental, hoje, não é mais uma questão que é discutida na universidade, por intelectuais, por especialistas. A questão ambiental, hoje, está dentro da casa das pessoas. Eu, inclusive, estou defendendo que o ministro da Educação coloque no currículo escolar a questão do debate sobre o clima. Nós temos que ter aulas para as crianças sobre a questão do clima. O significado das pessoas cuidarem das coisas, de fazer coleta seletiva do lixo. Se você não colocar na escola, não cria uma geração de pessoas preparadas para educar os mais velhos e para educar as futuras gerações. Nós vamos colocar no currículo escolar. É uma discussão que vou ter com o ministro Camilo [Santana], porque eu acho fundamental”, disse ainda o presidente brasileiro.

A Cúpula de Belém

O encontro em Belém tem como convidados os outros sete países amazônicos. Além de Lula, confirmaram presença na Cúpula da Amazônia os chefes de Estado da Bolívia (Luis Arce), Colômbia (Gustavo Petro), Guiana (Irfaan Ali) e do Peru (Dina Boluarte). A presidente peruana, inclusive, se reuniu com Lula na noite de segunda (7/8).

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, e o do Suriname, Chan Santokhi, não puderam vir ao Brasil por questões de política interna e enviaram ministros para o encontro. Já Nicolás Maduro presidente da Venezuela, cancelou de última hora a ida a Belém e será representado pela vice-presidente do país, Delcy Rodríguez.

O objetivo da Cúpula da Amazônia é reforçar a cooperação dos países que dividem a Floresta Amazônica para combater o desmatemento e criar condições para um desenvolvimento sustentável na região.

Na quarta-feira (9/8), haverá uma cúpula ampliada, com representantes de outros países que detêm florestas tropicais (Indonésia, República Democrática do Congo e República do Congo), além de França, Alemanha e Dinamarca, maiores doadores do Fundo Amazônia.

Lula tem a ambição de liderar um bloco de países florestais a fim de negociar com os países desenvolvidos recursos para garantir uma transição ecológica de economia.

 

Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress