Na semana passada, a guerra na Síria completou 10 anos. Durante esse período, quase 12 milhões de pessoas — metade da população do país antes da guerra — foram deslocadas dentro e fora da Síria pelo conflito.
Muitos sírios vulneráveis estão vivendo neste momento em campos superlotados na província de Idlib, expostos a ataques aéreos e violência.
Chahine Ziadeh e sua família foram forçados a fugir após um ataque de artilharia contra sua cidade natal, em 2016. Eles viajaram de um campo de deslocados para outro antes de finalmente se estabelecerem em Fan Al-Shemali, em Idlib. “A vida aqui é trágica”, diz ele, “e só está piorando”.
Em 2020, as equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) estiveram no campo de Fan Al-Shemali para prestar assistência médica e ajudar residentes como Chahine a se prepararem para um inverno rigoroso.
A resposta a essa crise humanitária tem nos demandado um esforço monumental e contínuo, que simplesmente não seria possível sem o apoio de nossa comunidade global de doadores. Estamos presentes na Síria desde o início do conflito, tentando minimizar o impacto de uma guerra brutal.
Publicidade

continuação da matéria…
Aqui está um resumo de alguns dos cuidados essenciais que MSF ofereceu na Síria apenas em 2019: |
Os números acima representam apenas uma fração de nosso trabalho, que só foi possível graças à generosidade de nossos doadores. Desde 2011, nossas equipes mantêm ou dão suporte a hospitais e centros de saúde em áreas onde têm acesso e fornecem suporte remoto onde não podem estar. Isso inclui doações de medicamentos e equipamentos médicos, treinamento remoto da equipe médica, aconselhamento técnico e assistência financeira para cobrir os custos de funcionamento das unidades de saúde.
Publicidade

continuação da matéria…
O conflito em curso, os ataques implacáveis a hospitais e os novos riscos trazidos pela pandemia de COVID-19 colapsaram o sistema de saúde do país. Mas nós não vamos parar. Nossas equipes continuarão fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar as pessoas afetadas por essa guerra tão longa. Mesmo depois de uma década, a emergência continua e, por isso, pedimos que você apoie nossos esforços para levar cuidados de saúde para a população na Síria e em outras zonas de conflito no mundo todo.
Faça uma doação agora mesmo e ajude-nos a seguir atuando onde nossa ajuda é mais necessária. Contamos com você.
Veja exemplos de como sua doação pode ajudar: |