A crise gerada em função da COVID-19 agravou e muitas pessoas precisam de dinheiro e precisam ficar em casa também. Com um agravante, a demora governamental de liberar o auxílio emergencial nesta segunda onda da doença.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN), Reinaldo Domingos, é preciso planejamento nessa hora, mas é possível. “O cenário é caótico para todos e para muitos não existe luz no fim do túnel, mas é possível ter renda extra na crise. Um ganho a mais pode ajudar a passar por esse momento com mais segurança financeira e facilitar a conquista dos sonhos”, analisa .
1 – A primeira ação não é necessariamente um trabalho, mas o planejamento, reduzindo os gastos e conseguindo uma folga no orçamento. Na maioria dos orçamentos pessoais e familiares é possível conseguir uma redução de 20% das despesas, apenas se atentando aos hábitos e comportamentos financeiros.
2 – Venda o que não usa mais ou não é tão importante. Faça uma faxina em casa, veja que pode ter roupas, eletros-eletrônicos que funcionam, jogos, sapatos e outros produtos que não são tão importantes, essa é hora de repassar isso para frente e ganhar uma renda extra, existem muitos sites especializados em fazer esse intermédio e todo fôlego no caixa é necessário.
4 – Tem também pessoas que estão desenvolvendo produtos ou mesmo utilizando o network para realizar vendas de produtos. Tem muita gente fazendo as famosas máscaras de proteção e ganhando um extra, tem outras que estão revendendo produtos online, lembrando que grandes magazines estão cadastrando para esse tipo de venda. Outro exemplo pode ser a venda de doces e alimentos no condomínio ou na região em que vive.
5 – Para quem não faz parte dos grupos de riscos e que podem sair de casa, estão surgindo vagas em supermercados, hospitais, farmácias e outras empresas que continuam com portas abertas, mas é preciso cuidado com a proteção nessa hora.
6 – Por outro lado, quem preferir seguir em sua área de atuação, um caminho é passar a oferecer serviços online, como de consultoria, aulas e freelances, por exemplo. Assim, além da renda extra, há também uma retomada de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional. Quem tem habilidades específicas, como cozinhar ou educação financeira, pode fazer disso, agora, um hobby que gere renda.